terça-feira, 3 de maio de 2011

Saiba como lidar com o refluxo!!!

O refluxo gastroesofágico nada mais é do que o retorno do conteúdo ácido do estômago para o esôfago, fenômeno conhecido popularmente por azia ou queimação. Todos nós ocasionalmente já tivemos esses sintomas, mas quando esse incômodo passa a ser frequente o refluxo torna-se uma doença.
O esôfago é um tubo muscular responsável por encaminhar os alimentos que deglutimos até o estômago. Esse último, por sua vez, apresenta em sua entrada um esfíncter, que serve como uma verdadeira porta que impede que o conteúdo do estômago volte para o esôfago. Porém, em alguns casos, o esfíncter pode falhar por algum motivo, não conseguindo então conter o conteúdo estomacal.
Quando a sensação de queimação for frequente, é muito importante procurar um médico para que ele dê um diagnóstico. O conteúdo ácido do estômago em contato com a mucosa do esôfago por períodos prolongados pode levar à esofagite de refluxo, uma inflamação que pode levar a sérias complicações.
Do ponto de vista da Nutrição, existem algumas medidas a serem tomadas que podem ajudar a evitar a ocorrência de refluxo. 
São elas:

ü      Fracionar a alimentação
ü      Evitar o consumo de chocolate, alimentos ácidos, gordurosos e condimentados
ü      Evitar bebidas gaseificadas, café, chá mate, chá preto, chá verde e álcool
ü      Manter um peso saudável
ü      Evitar a ingestão de alimentos por 3 horas antes de deitar
ü      Elevar a cabeceira da cama em 20cm
ü      Evitar roupas apertadas
ü      Não fumar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário