* Por Ceci Santiago
Poucas pessoas sabem, mas existem alguns alimentos que têm o poder mágico de melhorar o humor e nos deixar mais alegres.
Se você está achando tudo isso muito esquisito, fique sabendo que esse assunto é tão sério que até existem centros, como o britânico Food and Mood Institute, que fazem pesquisas a respeito da influência da dieta no nosso humor.
Portanto, mesmo que para você o simples fato de se preparar para uma boa refeição já seja suficiente para abrir um sorriso, imagine se puder escolher aqueles alimentos que mudam a química do cérebro e melhoram nosso humor.
Alguém já lhe falou, por exemplo, que os alimentos verdes fazem bem para o humor? E que você pode estar deprimido porque não está consumindo uma quantidade suficiente de espinafre? Provavelmente não.
A deficiência no consumo de ácido fólico, que é uma vitamina presente principalmente nas folhas verdes e em leguminosas, leva às interferências no humor, podendo chegar até a depressão.
Esse humor alterado também pode ser causado pela falta de ômega 3, que auxilia as células cerebrais e os neurotransmissores reguladores do humor a funcionarem melhor; ou do selênio, visto que a falta desse esta associada a ansiedade e desânimo. Tanto um quanto outro podem ser encontrados em nozes e castanhas, principalmente castanha-do-pará, e nos peixes, como o linguado.
O zinco, que também contribui para o bom humor, estimula as células nervosas e está presente na laranja, banana, arroz e frutos do mar.
Alguns alimentos dão uma ajuda especial, como o chocolate. Nele, encontramos doses generosas de triptofano, que é o aminoácido relacionado ao controle do sono, do ânimo e do bem-estar.
Mas além do chocolate, que vai ser muito calórico, existem alguns alimentos menos calóricosque também são ricos em triptofano, como o queijo cottage, tofu e leguminosas, tipo feijão e grão-de-bico.
Quando falamos de dieta e humor, é sempre importante reforçar a importância do café-da-manhã. Para pular da cama, bem humorado - apesar do horário cedo - nosso cérebro precisa repor o estoque de açúcar, uma vez que o sistema nervoso central consome quantidades relativamente grandes de glicose. Essa falta aponta para uma ameaça ao funcionamento normal do cérebro, o que gera reações como mau humor e a ansiedade.
Está explicado o enorme mau humor matinal?
Dietas recheadas de alimentos como carnes, peixes, ovos, leite e seus derivados, nos garantem uma boa dose de serotonina, substância que atua diretamente no humor de modo geral.
Por isso, temos a tendência em nos sentirmos felizes depois de um bom churrasco ou feijoada.
Os ranzinzas crônicos precisam colocar em dia as doses de vitaminas B. A vitamina B6 surpreende por sua atuação no cérebro, sendo essencial para aproveitar carboidratos na condução dos impulsos nervosos. Ótimas fontes são o milho e banana.
A falta da vitamina B12 tem também sua deficiência ligada à depressão. Para evitá-la, basta incluir no cardápio ostras, mariscos e carne vermelha magra.
Para fechar todo esse controle do mau humor, que tal investir em alguns minerais?
As sementes de abóbora torradas são uma forma de combater a vontade de sair por aí quebrando tudo, uma vez que são ricas em magnésio, elemento básico para o aproveitamento da energia, além de fornecer potássio, outro nutriente que contribui para afastar a fadiga.
Mas se comer semente de abóbora é demais para você, podemos trocá-las por outras sementes ou também por oleaginosas, como as amêndoas, nozes, amendoins e castanhas, que de quebra oferecem o cobre conhecido como "combustível celular".
Terminou de ler o texto e bateu aquela fominha? Ótimo, agora você já sabe o que comer para saciá-la e ainda ganhar disposição e recuperar o bom humor.
Bom Apetite com excelente humor!
Nenhum comentário:
Postar um comentário