terça-feira, 7 de dezembro de 2010

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NAS FESTAS DE FINAL DE ANO

O fim do ano é uma das épocas mais festivas do ano: Natal, Réveillon, confraternização na empresa, entre amigos e família. Por isso é muito comum sair da rotina, consumir calorias extras e cometer alguns excessos, porém muito cuidado e algumas orientações podem te ajudar nessa maratona de festas sem perder o pique, mantendo uma alimentação equilibrada.


DICAS:

- Antes de participar da ceia natalina, não fique muito tempo sem se alimentar, a dica é: alimente-se de frutas, sucos de frutas ou sanduíches leves. Você não chegará com muita fome na hora da ceia de Natal e de Ano Novo e consequentemente comerá menos. 
- Como entrada, prefira palitos de legumes ao invés de canapés e patês a base de maionese ou creme de leite. Evite também mesa de frios com vários tipos de embutidos e queijos amarelos.
           - Em relação às proteínas de origem animal, dê preferência para o peito de peru ou chester ou fiesta ou peixes. Modere na quantidade de pernil, lombo, leitão e tender. Procure consumir as carnes sempre assadas, cozidas ou grelhadas. Não consuma carnes mal passadas. 
·                     Não consuma alimentos gordurosos, muita fritura e com muito sal. 
·                     Não misture os carboidratos em uma mesma refeição, por exemplo: arroz, batata, farofa, macarrão, etc.
- Cuidado com as castanhas, nozes, amêndoas, avelã, pistache, amendoins, etc., e frutas secas em excesso, pois apesar de serem saudáveis, em exesso são muito calóricos. 
- Não abuse de frutas cristalizadas, ela são revestidas de açúcar refinado,  e tornan-se mais calóricas. Prefira as frutas secas, como damascos, ameixas, uva passas, etc.
       - Não exagere nas bebidas alcoólicas, pois além do teor alcoólico, elas contêm açúcares. Se consumir, prefira apenas um tipo, ou seja, não misture-as.
- Tempere a comcomida/salada com limão, vinagre, azeite de oliva extra virgem, ervas e especiárias (alho, cebola, cheiro verde, alecrim, orégano, sálvia, gengibre, curcuma, etc) e pouco sal. Evite molhos à base de maionese, molho shoyu, caldos e temperos prontos, etc.
           - Dê preferência a panetones com recheio de frutas cristalizadas e passas, e não com recheio de chocolates ou trufados. Mesmo assim, não exagere. 
- Evite pratos ou sobremesas à base de ovo cru ou de qualquer outro ingrediente cru, pois este são mais suscetíveis a mal estar, por exemplo: mousse, maionese, etc. 
- Não misturar as opções de doces, escolha apenas uma opção e de preferência opte por doces à base de frutas.

NA PRAIA:

- Prefira opções mais saudáveis como: picolé de frutas, milho cozido sem manteiga e com pouco sal, frutas, sucos de frutas e água de coco. 
- Leve o seu sanduíche e/ou guloseimas de casa sempre acondicionados em embalagens térmicas.
- Não consuma frituras como: peixes, frutos do mar, pastel, batata, etc.
- Não esqueça de consumir líquidos, principalmente água.
- De uma forma geral, não exagere na quantidade de comida durante as festas de final de ano. Lembre-se: “nada é proibido, apenas moderado”. 
- Mas se mesmo assim, não for possível resistir à tentação, a dica é no outro dia fazer alguma atividade física (caminhar ou correr) para queimar calorias do que consumiu em excesso e fazer uma alimentação leve, à base de frutas, verduras, legumes, alimentos integrais e bastante água.
O importante é lembrar que essas celebrações são momentos de união e confraternização, não apenas reuniões focadas na mesa. Comer também é uma forma de comemorar, porém, cuidado e obstinação, pois sair do ano de 2010 de bem consigo mesma e com a balança nos dá entusiasmo para 2011!


UM FELIZ NATAL E UM ÓTIMO ANO NOVO!!!  


quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Alimente-se bem no verão!!!!!

Sol, verão, calor...com a chegada do verão nada melhor do que curtir um final de semana na praia, não é mesmo?
Mais para curtir esse fim de semana na praia sem nenhum problema, devemos estar atentos a nossa alimentação.

As opções oferecidas são poucas e normalmente muito gordurosas, além de não sabermos a procedência e a higiene durante o preparo desses alimentos.
Mais não se preocupe, temos ótimas dicas para curtirmos o verão com saúde e qualidade!!!

Uma ótima dica é levar alimentos de casa. Podemos levar frutas lavadas e bem acondicionadas, transportando-as em uma bolsa térmica, assim, teremos um alimento seguro, além de garantir a ingestão de vitaminas e minerais. Os cereais também são uma ótima opção.

Se for almoçar fora de casa, dê preferência as saladas e as carnes mais magras, como peixe ou frango. No caso de escolher uma sobremesa, opte pelos picolés de fruta sem leite, pois estes têm poucas calorias, satisfazem a vontade de ingerir doce e são super refrescantes.

Faça lanches mais leves, como sanduíches naturais, salada de frutas com cereais, iogurte com frutas e biscoitos integrais. Vale ressaltar também a importância da hidratação, pois devido ao aumento da temperatura do ambiente, suamos mais e, em consequência disso, é necessário repor o líquido perdido.

Essas recomendações são gerais e podem ser seguidas por pessoas de qualquer idade.
Dessa forma, podemos evitar as doenças transmitidas por alimentos (DTAs), que nesta época é muito comum.

Lembrando que deve ser sempre dada atenção especial aos idosos, as gestantes e as crianças, que estão mais suscetíveis.