quinta-feira, 12 de abril de 2012

Os benefícios do Alecrim.

Nome científico: Rosmarinus Officinalis 
Outros nomes: alecrim-de-jardim e alecrim-rosmarino 

O alecrim é uma planta cercada de misticismo. Entre os povos grego e romano era tida como uma erva sagrada. Usada como incenso ou carregada como amuleto para atrair bons fluídos, principalmente em casamentos, e afastar mau-olhado, quebranto e inveja.
A busca da cura da alma, através do alecrim, também revelou aos povos antigos o caminho para a cura do corpo físico. A versatilidade terapêutica da planta demonstrada nas propriedades analgésica, anti-depressiva, anti-reumática, anti-séptica, anti-espasmódica e adstringente, entre outras. 

Características da Planta: O alecrim é um arbusto com altura média de 1 metro, muito ramificado, sempre verde, com hastes lenhosas, folhas pequenas e finas em forma de agulha, opostas, lanceoladas. A parte inferior das folhas é de cor verde-acinzentada, enquanto a superior é quase prateada. As flores reúnem-se em espiguilhas terminais e são de cor azul ou esbranquiçada. Uso na culinária De sabor fresco e doce, o alecrim confere aroma delicioso a vários pratos, principalmente em carnes (em especial de porco e carneiro) e aves em geral, entrando, também, na composição de molhos, omeletes, sopas e cozidos. Dá, também, sabor especial a batatas e manteigas. No churrasco, espalhe suas folhas sobre as brasas para perfumar a carne. Os italianos não abrem mão dessa erva, muito apreciada para dar sabor ao carneiro, ao cabrito e ao vitelo. Aves assadas, envoltas em ramos de alecrim, são muito também são muito populares. Na Toscana, na Páscoa, consome-se o Pane di Rosmarino, feito de massa branca, levemente adocicada, acrescida de uvas passas, molho de azeite e alecrim, com cobertura de açúcar. Na Provence, sul da França, é usado ainda para o tempero de peixes. É, aliás, uma das três ervas básicas da região. As outras são o tomilho e a segurelha. Faz, também, parte do famoso Herbes de Provence (tempero francês com várias ervas). O alecrim não perde seu sabor no cozimento, como a maioria das outras ervas. 
Tanto o ramo quanto suas folhas longas podem ser adicionadas às comidas. Sempre devem ser retiradas do prato antes deste ser servido. Misturado em pequenas quantidades às massas caseiras de pão, o alecrim fresco dá um gosto saboroso e exótico a massa, e deixa o pão digestivo e energético. 

Excelente para aromatizar vinagres e azeites. o alecrim é, também, muito utilizado na decoração de pratos. Vinho com alecrim: Coloque alguns galhinhos de alecrim fresco em um bom vinho tinto e deixe macerar durante 21 dias bem fechado com parafina na rolha. Guarde em lugar escuro, deitado. 
Quando passar esse tempo, coe e acrescente mel puro à gosto (o mel é opcional). Sirva pequenos cálices antes do jantar. Além de ser ótimo para a digestão, ajuda a clarear as idéias para um novo dia de trabalho. 

Forma de venda: Pode ser encontrado fresco ou desidratado (seco). As folhas frescas possuem aroma mais puro, sendo preferidas. O alecrim desidratado tem um sabor mais concentrado, portanto é recomendável usar uma quantidade menor. 

Como escolher e onde encontrar Fresco: maços e vasinhos de alecrim fresco são encontrados em feiras, mercados e supermercados. Escolha os ramos com as folhas mais viçosas e que não estejam manchadas nem murchas. Seco: encontrado em supermercados e empórios. Verifique o prazo de validade. 

Uso caseiro: Inseticida natural, plantado na horta protege as outras plantas. Ramos de alecrim frescos, colocados entre as roupas defendem-nas de ataque de traças. 

Propriedades medicinais: adstringente, analgésica, antiasmática, antidepressiva, antidiabética, antigripal, antiinflamatória, antioxidante, anti-reumática, anti-séptica, aromática, balsâmica, calmante, cicatrizante (o pó das folhas), digestiva, estimulante da fecundidade feminina, vasodilatadora, estomacal, tônica do sistema nervoso central, estresse, esgotamento nervoso.

Chá de Alecrim Para cada xícara de água fervendo, utilize 4 gramas de folhas de alecrim. Toma-se depois das refeições. As folhas do Alecrim são recomendadas no estímulo à circulação. Também auxiliam na digestão de gorduras e no combate à dor de cabeça associada com tensão nervosa. Pode ser consumido quente ou gelado. O chá do alecrim tem várias finalidades, tratar o colesterol, as dores de dentes ou enxaquecas, as doenças de coração ou mesmo nos casos de celulite.Indicado para stress físico e mental, depressão, gota, reumatismo, facilita a digestão.

*Fonte: Blog da Nutricionista Dra. Anita Viecelli

3 comentários:

  1. Dra Roberta, boas informações sobre os benefícios do alecrim, mas existe algum estudo que comprove? Pois, várias plantas são citadas como benéficas e sempre dizem que estudos comprovam, mas nunca mostram a fonte de pesquisa.

    ResponderExcluir
  2. posso fazer o cha e tomar gelado

    ResponderExcluir
  3. Ótimo texto, porém deixa uma dúvida no ar. Quando o alecrim não é achado fresco, pode tomar o chá deste desidratado? E qual a quantidade?

    ResponderExcluir