segunda-feira, 23 de abril de 2012

Diferenças entre o chá verde, chá branco, chá vermelho e chá amarelo




Primeiro vamos às definições:

O Chá Verde é obtido das folhas da Camellia Sinensis e sofre um processo logo após a colheita e secagem, para que sejam inativadas enzimas que não degradem as catequinas, que exercem diversos efeitos benéficos a saúde. Por ter mais tanino, o chá verde é o mais amargo dos quatro.

O Chá Branco são as folhas mais jovens da Camellia Sinensis. Ele é colhido ainda broto, e não passa por etapas que eliminam parte dos antioxidantes naturais. Assim, ele apresenta uma quantidade menor de cafeína e concentra maior poder antioxidante e mais nutrientes do que os outros chás. Além de possuir maior concentração de catequinas, os estudos indicam que estas catequinas do chá branco são mais ativas que as catequinas de outros chás.

Já o Chá Vermelho é feito a partir de um processo de fermentação longo, mais ou menos 60 anos, que o torna diferente do chá verde em diversos aspectos. Mas esse é o verdadeiro chá vermelho, o chá vermelho da China, que é caríssimo. Aqui no Brasil, para baratear o custo, a indústria realiza na camellia sinenses um processo químico de oxidação, que é passado como se fosse um processo de fermentação natural, o mesmo ocorrido no país de origem (China). ainda não temos comprovado cientificamente quais as substâncias presentes neste chá e suas concentrações que serão responsáveis pelo efeito benéfico, mas estudos sugerem que este chá, além de seu efeito na queima de gordura, poderia exercer efeitos benéficos na redução do colesterol, desintoxicante, agindo no fígado. Os possíveis benefícios citados acima, são da erva fermentada naturalmente e não da erva oxidada quimicamente. É importante ter o máximo de cuidado quando se escolhe uma erva
.
O Chá Amarelo é similar ao processo do chá verde, mas o processo de colheita e secagem é mais lento. Não se sabe se os efeitos são os mesmos do chá verde. Não há nada conmprovado cientificamente. É provável que contenha antioxidantes, como as catequinas do chá verde, combatendo o envelhecimento precoce e tratando as doenças inflamatórias como obesidade, hipercolesterolemia, hipertensão e diabetes.

Algumas Receitinhas:

Maçã com chá verde• 1 xíc. (chá) de chá verde (ou branco)• 1 maçã pequena com a casca e cortada em cubos• 1 pêra pequena com a casca e cortada em cubos• 2 col. (chá) de levedo de cerveja• 1 col. (chá) de mel (opcional)Prepare o chá: coloque 1 xícara (chá) de água no fogo. Assim que ferver, acrescente 1 col. (sobremesa) de chá verde (ou branco). Tampe a panela, desligue o fogo e deixe esfriar. Coloque no liquidificador e bata com os outros ingredientes. Acrescente água, se necessário.

Couve com Chá vermelho
No liquidificador:• 1 xíc. (chá) de chá de infusão de chá vermelho• 1 folha de couve• 1 cenoura pequena em rodelas• 1 col. (chá) de gengibre ralado• 1 col. (chá) de mel Ou melado de cana (opcional)• 1 cubo de geloPrepare o chá: coloque 1 xícara (chá) de água no fogo. Assim que ferver, acrescente 1 col. (sobremesa) de chá vermelho. Tampe a panela, desligue o fogo e deixe esfriar. Coloque no liquidificador e bata com os outros ingredientes. Acrescente água, se necessário.

*Fonte: Blog da Nutricionista Dra. Aline Tonin

Nenhum comentário:

Postar um comentário