terça-feira, 25 de setembro de 2012

A dieta dos cabelos


Que tal cabelos lindos o ano todo? Saiba como a alimentação pode ajudar. Logo abaixo listei alguns nutrientes ligados diretamente a saúde dos nosso cabelos.

Ferro: encontrado em alimentos como : carnes vermelhas, miúdos, brócolis, espinafre, lentilha, feijão, a deficiência desse mineral pode causar queda de cabelo.

Zinco: estimula a multiplicação das células, favorecendo no crescimento e fortalecimento dos cabelos. Além de reduzir a oleosidade. Principais fontes: carnes, fígado, gema de ovo, crustáceos.

Magnésio: é essencial para formação de proteínas que constitui os fios, assim como a queratina. Ele pode ser encontrado no melão, abacaxi.

Potássio: mantém a flexibilidade e a hidratação e está presente nos alimentos como carnes magras,banana,  uva e semente de girassol.

Cálcio: a falta do mineral deixa os fios mais quebradiços e finos, por isso o consumo do leite e seus derivados, sardinha e salmão são tão importantes.

Proteínas: estimulam o crescimento e o fortalecimento dos cabelos. Principais fontes: carnes vermelhas, frango, peixe, ovos, queijo e derivados.

Vitamina C: antioxidante que contribui para o bom funcionamento das células do fio. Principais fontes: morango, laranja, limão, acerola, tomate e folhas verdes.


Os seis alimentos para uma saúde perfeita para os cabelos são:


Cenoura/Abóbora
Todos os alimentos alaranjados possuem betacaroteno que ajudam na vitalidade e crescimento do cabelo. Por conterem antioxidades contribuem também para que não haja estresse oxidativo, evitando a queda de cabelo e os cabelos grisalhos.
Eles podem ser consumidos à vontade e diariamente. Para maior aproveitamento do betacaroteno, é melhor consumi-los crus e com uma fonte de gordura como o azeite.


Cereais Integrais
A aveia e o arroz integral, por exemplo, são fontes de zinco e complexo B. Eles favorecem o crescimentos e o fortalecimento dos cabelos, além de prevenir também a queda e os grisalhos.
A dica é trocar o alimento que você come na forma refinada pelo integral. É só trocar o pão branco pelo integral, fazer o mesmo com o arroz e introduzir a aveia na alimentação junto com uma fruta.


Feijão
Ele é rico em ferro, essencial para normalização do ciclo de crescimento dos fios.
Consumo junto com folhas verdes escuras ou alguma fruta rica em vitamina C para otimização da captação de ferro pelo organismo.


Gengibre, Cúrcuma e Pimenta
Esses condimentos tem atividade anti-inflamatória que é importante para evitar a queda de cabelo.
Podem ser consumidos como temperos, adicionados à comida.


Soja
Fonte de proteína, vitaminas do complexo B, zinco e outros minerais, a Soja previne a queda de cabelos e a manutenção da saúde do couro cabeludo.
Pode ser introduzida duas vezes por semana em substituição de alguma proteína animal e ir aumentando aos poucos. O ideal é o consumo de 50g (3 colheres de sopa) diariamente.


Oleaginosas
Castanhas, amêndoas e nozes contêm vitamina E e zinco que participam no processo de formação dos fios. São excelentes para evitar problemas na estrutura capilar.
São ótimas quando consumidas em lanches intermediários. Pode ser feito um mix com frutas secas e 2 colheres de sopa de oleaginosas.


Além de uma alimentação saudável, balanceada e variada é importante manter-se hidratada e beber de 8 a 10 copos de água por dia e dai é força juba!


*Fonte: Blog das nutricionistas Dra. Joelma Marinho e a Clinica da Dra. Patricia Davidson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário