sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Alimentos do mês de Novembro - Figo, Pimentão e Quinua


Figo

Simbolicamente, podemos dizer que o figo existe desde o início dos tempos, já que sua árvore, a figueira, é a primeira planta descrita na Bíblia, no livro do Gênesis.
O cultivo do figo foi introduzido no México e no Brasil no século 16, pelos colonizadores espanhóis e portugueses, respectivamente. 
A variedade figo Roxo foi introduzida no Brasil em 1900, por um imigrante italiano, na cidade de Valinhos, em São Paulo. Os italianos ali estabelecidos iniciaram a produção comercial de figo e a variedade ganhou o sobrenome da cidade. O figo Roxo de Valinhos é a única variedade comercial produzida no Brasil, e uma das vinte principais frutas exportadas pelo país.
Procure figos com predominância de tons de roxo na casca. Ele é naturalmente macio, mas não deve estar desmanchando.
Descarte figos com marcas na casca ou com um dos lados achatados. Se exalar um odor acre, o figo já está se deteriorando.
No figo, o enrugamento da pele e a pequena abertura sinalizam que está no ponto ideal para ser consumido. A abertura deve mostrar um tom que vai do vermelho ao vinho. Se estiver esverdeada, o figo não está bom.
O pó azulado que recobre a casca do figo é sulfato de cobre, usado para prevenir a ferrugem em figueiras. Usado nas quantidades estabelecidas por lei, não é tóxico.
No Brasil, a safra de figo vai de novembro a março, atingindo o auge em dezembro, quando são encontrados os exemplares mais saborosos e mais em conta.
O figo contém algumas substâncias antioxidantes, como os carotenóides, que têm uma ação preventiva no desenvolvimento de certas doenças, como as cardiovasculares e alguns tipos de câncer. Essas substâncias se encontram principalmente na casca do figo, e de forma mais concentrada no figo seco.
No figo seco, o cálcio, embora não seja tão bem aproveitado pelo organismo quanto o cálcio dos alimentos de origem animal, é importante para a formação de ossos e dentes e para a manutenção da massa óssea, ajudando a diminuir o risco de osteoporose.
O potássio ajuda a regular a pressão arterial e facilita as contrações musculares. Depois de atividade física intensa, é útil para repor o mineral perdido.
O beta caroteno, o manganês, o magnésio e o cobre também têm ação antioxidante e, entre outras ações, melhoram a atividade do sistema imunológico.
As fibras alimentares contribuem para o bom funcionamento do aparelho digestivo, diminuem o risco de câncer do cólon e ajudam a normalizar os níveis de colesterol e glicose no sangue.
O figo também contém uma quantidade razoável de oxalatos. Essas substâncias são produzidas naturalmente em plantas e animais. No organismo humano, se atingem concentrações elevadas, podem estar associadas a formação de cálculos renais ou da vesícula biliar.  

Pimentão

Quando se fala de pimentão, a polêmica é eterna. Alguns adoram seu sabor proeminente, que sempre se sobressai em um prato. Outros não podem sentir o cheiro.
O fato é que as variedades de pimentão são usadas e apreciadas em todo o mundo, por seu sabor semelhante ao das pimentas, mas sem a ardência delas.
Espanhóis e portugueses se incumbiram de espalha-las no continente europeu e em outras partes da América e, por ser um vegetal versátil e adaptável a diversos climas, o cultivo se expandiu rapidamente em todo o Mundo.
O pimentão também se adaptou bem a diversas cozinhas: é bastante usado na culinária brasileira e portuguesa, na italiana e na mexicana. Na Europa, é seco para dar origem à páprica, um condimento muito usado em cozidos típicos do leste europeu, como o húngaro Goulash.
Os maiores produtores de pimentão são a China, Turquia, Romênia e México.
No Brasil, há três variedades mais comuns de pimentão, o verde, o vermelho e o amarelo.
Ao escolhê-los, descarte os que apresentam machucados ou áreas escuras e fique com os que têm cor viva e pele lisa.
O talo deve estar verde e o legume deve ser pesado para seu tamanho e firme — ao pressionar os dedos, não deve ceder.
Os pimentões são encontrados em melhor qualidade e quantidade de outubro a janeiro.
O pimentão é uma excelente fonte de vitamina C — fundamental para o sistema imunológico — e, quando maduro, é uma boa fonte de vitamina A — importante para a saúde dos ossos, da pele, da visão e do sistema reprodutivo. Vitamina C é um poderoso antioxidante que ajuda a combater radicais livres responsáveis por agredir células saudáveis.
O pimentão vermelho ainda contém licopeno, uma substância aparentemente relacionada a menor incidência de câncer de próstata, de colo de útero, de bexiga e de pâncreas.
Apesar de tantos benefícios, é preciso cuidado. Resultados recentes do Programa de Análise de Resíduos Agrotóxicos em Alimentos da Anvisa apontaram que o pimentão é o alimento com maior índice de agrotóxicos, com 65% das amostras com índices insatisfatórios.
Para evitar problemas, é preciso lavá-lo muito bem, com uma esponja, antes de consumi-lo.

Quinua

Uma das raras plantas que se desenvolve nas terras inóspitas dos Andes, a quinua era cultivada pelas civilizações indígenas que lá reinavam antes de serem conquistadas pelos colonizadores espanhóis.
Os incas consideravam a planta como sagrada e a chamavam “grão mãe” ou “grão de ouro”. Por muito tempo, foi a principal fonte de proteína dos povos andinos do Peru, Chile e Bolívia.
A busca por uma alimentação mais saudável elevou a quinua à categoria de superalimento. A FAO, órgão das Nações Unidas para agricultura e alimentação, qualifica a quinua como um dos alimentos mais completos que existem.
De fato, o grão é ótima fonte de proteínas de alta qualidade, contém gorduras poli-insaturadas, consideradas as mais benéficas para a saúde, tem baixo índice glicêmico e oferece uma boa quantidade de micronutrientes (vitaminas e sais minerais).
A QUINUA REAL é considerada a de melhor qualidade. Com grãos maiores, só é cultivada na Bolívia.
QUINUA EM GRÃOS é utilizada em sopas, saladas ou servida como outros cereais (arroz, por exemplo).
Já a QUINUA EM FLOCOS e a FARINHA DE QUINUA são usadas para o preparo de massas, pães e bolos.
A oferta de quinua no Brasil ainda não é grande, mas ela já pode ser encontrada o ano todo.
A quinua é uma fonte completa de proteínas de origem vegetal. Ela oferece aminoácidos essenciais — que só são obtidos através da alimentação — de forma equilibrada.
Também contem as gorduras essenciais ômega 3 e ômega 6, que diminuem o nível de colesterol “ruim” (LDL) no sangue, ajudando na prevenção de doenças cardiovasculares.
Sua grande quantidade de fibras também traz esse benefício, além de regular o funcionamento do intestino e prevenir certos tipos de câncer, como o de cólon.
Como a quinua pura e de boa qualidade (isto é, não misturada a grãos ou outros cereais) não contém glúten, é uma boa fonte de alimentar de carboidratos para pessoas com doença celíaca, que não podem ingerir glúten.
É fonte de vários sais minerais: ferro, essencial para o transporte de oxigênio e formação de glóbulos vermelhos no sangue; fósforo, que é o mineral mais abundante no organismo depois do cálcio, tem papel fundamental na saúde de ossos e dentes e auxilia a regeneração de tecidos; magnésio, que contribui para o bom funcionamento do sistema imunológico e é importante para o desenvolvimento dos ossos e dentes; selênio, que tem ação antioxidante, ajudando na prevenção de várias doenças crônicas, e é importante para o bom funcionamento da tireóide; zinco, também fundamental para o sistema de defesas do organismo e para a fabricação do material genético.
Também é rica em vitaminas do complexo B, que garantem a produção de energia pelo organismo e o bom funcionamento do sistema nervoso, entre outras coisas.

*Fonte: Enciclopédia de Nutrição - Nestlé

3 comentários:

  1. Carissima,somente consegui ler seu recado depois do horário mencionado.Portanto, perdi sua preciosa contribuição ao bem estar da humanidade.Em razão de suas sábias palavras a audiência provavelmente superou de longe a tal da "Fazenda de Verão" .Cordialmente.FA

    ResponderExcluir
  2. Adorei o blog, vou fazer o possível para seguir essas preciosas dicas! Eu gosto muito de figo e pimentão mas nunca comi quinua, vou experimentar.
    Beijos
    Laís

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lais obrigada!!!!
      Apareça sempre...estou colocando dicas sempre aqui no blog!!!!
      Bem Vinda!!!
      Beijos
      Roberta

      Excluir