quinta-feira, 9 de setembro de 2010

10 Dicas de uma alimentação saudável na gestação

1ª Enjoada?????
Para passar a sensação de enjôo, é indicado tomar água gelada com gotas de limão, ou suco de limão. É bom também utilizar o limão para temperar saladas de folhas, pois alem de contem Vitamina C, é uma fruta cítrica e faz com que a digestão seja mais fácil e menos enjoativa.

2ª Álcool e Cafeína
Não faça o consumo exagerado de bebidas cafeinadas e doce. Evite bebidas alcoólicas e de preferência a comidas mais leves e naturais como frutas, legumes e verduras. Evite temperos industrializados de espaço aos naturais como cebola, salva e ervas.
 
3ª Xô Gordura!!!!!!
Exclua do seu cardápio, alimentos gordurosos e frituras. Substitua-os por assados, grelhados ou cozidos. E na hora de preparar os alimentos, procure usar o mínimo de óleo vegetal possível.

4ª Pressão!!!!
Reduza a quantidade de sal na hora de preparar as comidas e evite consumir azeitonas, salgadinhos e fritos em geral (petiscos). O excesso de sal nos alimentos pode provocar inchaços e hipertensão (pressão alta), entre outros problemas.

5ª Muita Calma!!!!
Sem pressa na hora de se alimentar. A comida tem que ser colocada em pequenas quantidades na boca e deve ser bem mastigadas.

6ª Liquido
É permitido tomar água e sucos a vontade, de preferência após as refeições, nunca durante elas.

7ª Cálcio
Leite e derivados são ótimos para a alimentação durante a gravidez porque possui cálcio.

8ª Carne? Hummm!!!!
As carnes em geral são importantes para a alimentação, por conterem ferro. A absorção de ferro por ser de origem animal é mais eficiente do que o extraído dos vegetais. De preferência a carnes magras.

9ª Prisão de Ventre
Isso é comum em grávidas. Para que o intestino funcione normalmente é indicado que a gestante consuma, cereais integrais, aveia, verduras cruas, mamão, e ameixas pretas cruas.

10ª Grãos e Cereais
É muito importante para a gestação a ingestão de grãos como feijão, lentilha, ervilha, entre outros. É recomendável que esses grãos sejam consumidos no almoço, para que a digestão seja mais fácil. De preferência também a cereais integrais, raízes e tubérculos como arroz, aipim e batatas. Alem de serem fontes de energia, os cereais integrais são ricos em minerais e Vitamina B1, B2 e E.

 
 
Para mais dicas, e uma dieta diferenciada e individualizada, agende uma consulta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário