sexta-feira, 17 de setembro de 2010

ACELERE SEU METABOLISMO

1o Passo: Não pular nenhuma refeição – Se alimentar a cada 3 horas.
A ingestão alimentar é fundamental para a aceleração do metabolismo, pois é a partir dela que produzimos energia, o combustível do organismo. Sem energia, a pessoa fica lenta, e o metabolismo desacelera, pois entende que deve poupar esforços. Tudo isso ocorre devido a alterações hormonais provocadas pelos níveis oscilantes de insulina na circulação sanguínea.


2o Passo: Comer gorduras-insaturadas.
Muitos entendem que consumir gordura faz mal a saúde, mas esse nutriente é responsável por várias funções no organismo, como a síntese de hormônios e o transporte de algumas vitaminas. Outro fator importante e auxiliar de uma dieta de emagrecimento, é o fato de as gorduras insaturadas (castanha-do-Pará, abacate, azeite de oliva extra-virgem, amendoim, nozes) retardarem a digestão do carboidrato, permitindo um consumo mais homogêneo de energia, e aumentarem a motilidade gástrica e intestinal.


3o Passo: Tomar café-da-manhã.
Não realizar o desjejum provoca o atraso no metabolismo. Uma pesquisa realizada mostrou que mulheres de uma mesma faixa etária, que nunca ingeriam alimentos pela manhã, ao comerem no café-da-manhã reduziram em 3% o nível de gordura corporal em dois meses. Isso pode representar mais de 2kg. Esse fato ocorre porque pela manhã o corpo demanda mais energia, pois o hormônio do estresse, o cortisol está em níveis mais altos.


4o Passo: Dormir bem é fundamental.
Uma noite tranqüila e bem dormida, além de promover o bem-estar, é capaz de regular o metabolismo da glicose e reduzir o risco de resistência à insulina e diabetes. A privação de sono leva a tolerância à insulina. A leptina, um hormônio capaz de controlar a ansiedade é liberado durante o sono. Pessoas que dormem pouco ou mal, tendem a serem mais lentas e mais ansiosas, resultando em ganho de peso.


5o Passo: Comer fibras.
O ritmo de queima calórica é determinado geneticamente, mas alguns alimentos como as fibras, são capazes de acelerarem esse processo, pois aumentam o tempo de digestão, fazendo com que o organismo trabalhe mais e gaste energia.


6o Passo: Dançar, principalmente ritmos agitados.
A atividade física aeróbia aumenta em 25% a taxa metabólica ao longo do dia. Pessoas que praticam exercícios regulares são capazes de manterem seu metabolismo mais acelerado por até 12 horas após a atividade.


 
7o Passo: Beber água fria.
O organismo realiza quase todas as suas funções na presença de água. Sua falta provoca o retardamento de vários processos metabólicos. Beber 8 copos de água gelada (5oC) ao longo do dia queima cerca de 200Kcal, porque o organismo consome energia para elevar a temperatura do líquido ao nível do corpo (temperatura interna – 27oC).
 
 
*Fonte: Dra.Fernanda Machado Soares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário