quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Dicas para ajudar a amenizar os sintomas na TPM!!!!!!!!!!!

Coma na hora certa. Se esperar aquela fome de leão chegar, você vai comer muito mais do que precisa, já que está com o apetite aumentado.

Faça substituições. Tente trocar o chocolate por uma barrinha de cereal. Tem menos calorias e também é doce!



Tenha uma alimentação variada. Comer de tudo, principalmente frutas e verduras vai garantir uma boa quantidade de vitaminas e minerais, que podem ajudar a controlar os sintomas indesejáveis da TPM. O cálcio e a vitamina B6, por exemplo, podem ajudar a amenizar nervosismo, irritabilidade, depressão e crises de choro.

Fuja do sal. O sódio presente no sal aumenta a quantidade de líquidos retidos no organismo, provocando os inchaços.

Consuma grãos integrais.  Eles auxiliam o triptofano a entrar no cérebro e, com isso, produzir mais serotonina, dando a sensação de bem estar. Coloque na lista aveia, trigo em grão, quinua, feijões, soja... 


Cuidado com a carne vermelha. Em excesso, pode aumentar os níveis de homocisteína e desencadear momentos de raiva e hostilidade.

Pratique atividade física. Exercícios auxiliam no controle dos sintomas psicológicos e do estresse. Escolha um da sua preferência (ao ar livre, na academia, em grupos...) e invista nele.

Aposte na novidade: açafrão. Em um estudo publicado no British Journal of Obstetrics and Gynaecology, 75% das mulheres que sofriam transtornos de TPM e tomaram capsulas de açafrão duas vezes por dia durante o ciclo menstrual relataram redução de 50% nos sintomas. O motivo é que o açafrão também ajuda a melhorar os níveis de serotonina.

Claro que nem todo mundo sente a tensão pré-menstrual com tanta ênfase. Há as que nem sentem. Mas, se o seu caso é uma TPM grave, a ponto de prejudicar as relações sociais (marido, namorado, filhos, família, amigos...) é melhor procurar um profissional para orientá-la. Em alguns casos, é feito um tratamento específico e recomenda-se o uso de medicamentos.


Para mais dicas, e uma dieta diferenciada e individualizada, agende uma consulta.



Nenhum comentário:

Postar um comentário