terça-feira, 5 de outubro de 2010

Mastigação correta...um bem necessario!!!!!

A mastigação feita de forma correta estimula o centro da saciedade, habilita o organismo a perceber a ingestão do alimento e, consequentemente, modular o apetite. A mastigação inadequada pode trazer transtornos digestivos graves, além de contribuir para o aumento de peso.
A mastigação feita de forma correta estimula o centro da saciedade, localizado no cérebro, regulando a ingestão de alimentos. Ideal para pessoas que precisam controlar ou perder peso. A mastigação adequada habilita o organismo a perceber a ingestão do alimento e, consequentemente, modular o apetite. Esta faz com que aumente a superfície de contato do alimento com as enzimas digestivas, auxiliando a digestão e, consequentemente, a absorção dos nutrientes.
Uma mastigação insuficiente, engolindo os alimentos em pedaços grandes, faz com que o estômago trabalhe dobrado para conseguir digerir os nutrientes presentes no alimento. Uma produção insuficiente ou excessiva de ácido clorídrico (o ácido liberado pelo estômago para a digestão dos alimentos) pode ser agravada por uma mastigação inadequada, causando desconfortos digestivos – pirose (azia), empachamento, gases, refluxo, sonolência.
É importante perceber que a fome e a saciedade são fisiológicas, mas também emocionais e subjetivas, e desta forma podemos “dialogar” com o nosso cérebro para que ele se satisfaça mais e melhor sentindo o sabor dos alimentos com mais atenção e paciência, enviando-lhe a sensação de prazer em saborear o alimento, e tendo uma relação mais saudável com a digestão, uma maior absorção dos nutrientes, o que naturalmente trará mais saúde.



*Fonte: Dra. Yany Dórea, pós-graduada em Nutrição Clínica e Terapêutica Nutricional – IPCE e coordenadora clínica do Hospital Evangélico da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário