O mel é uma substância doce, produzida pelas abelhas a partir do néctar de flores e guardada dentro de favos nas colmeias. É fonte de alimento totalmente natural para as abelhas, para os animais e para os seres humanos. Além da função de adoçar, ajuda cuidar da saúde, do bom funcionamento do nosso organismo e a tratar doenças como: gripe, asma, amigdalite e bronquite.
O mel contém em média 15% de água, 84% de açúcar (glicose e frutose), e pequenas quantidades de pólen e cera. É uma ótima fonte de energia e um pouco menos calórico que o açúcar. É rico em vitaminas, como ácido fórmico, o óleo essencial, sem falar nas enzimas (sucrase, amilase, protease), vitaminas do complexo B, vitamina C e sais minerais como o cálcio, cobre, ferro, magnésio, manganês, potássio e sódio.
Alguns benefícios do mel para saúde
- Ajuda a tratar doenças respiratórias
- Tem função cicatrizante e protetora na pele
- Protege o fígado, promovendo a regeneração de suas células
- Reforça o sistema imunológico
- Tem ação antibacteriana e antiinflamatória
- Auxilia em problemas de circulação e dos músculos
- Facilita a digestão dos alimentos, regula o intestino e ativa o apetite
- Auxilia no tratamento de doenças do coração para quem pode ingerir açúcar.
Uma observação importante quanto ao mel é que seu consumo é contra indicado para crianças menores de dois anos em função do risco de contaminação do produto com esporos da bactéria Clostridium botulinum, os quais ingeridos predispõe ao botulismo e os bebês, devido à imaturidade de seu sistema imunológico, estão mais sucetíveis ao desenvolvimento dessa doença.
Nenhum comentário:
Postar um comentário