Hipertensão arterial ocorre quando a pressão exercida pelo sangue na parede das artérias é muito forte ficando acima dos limites normais da pressão arterial. Devido a este aumento de pressão o coração tem de fazer um maior esforço para conseguir bombear o sangue para todo o corpo,
O consumo elevado de sal é a causa de hipertensão em cerca de 3 em 10 adultos. A hipertensão é o maior fator de risco para as doenças cardiovasculares. Ao reduzir o sal, a pressão arterial diminui.
Muitas pessoas conseguem reduzir a pressão arterial sem medicamentos, com a simples eliminação do peso em excesso, restrição na ingestão de sal e domínio do stress. Se sofre de hipertensão ligeira, a adaptação das medidas acima pode ser suficiente para baixar a sua pressão arterial para valores normais, e provavelmente não precisará de nenhum medicamento. Para outros, o tratamento da hipertensão poderá necessitar de alguns medicamentos.
Controle o seu peso
Se o seu peso é normal, é importante que continue como está. Se estiver com excesso de peso, o seu médico aconselhá-lo-à a seguir uma dieta adequada. A eliminação do peso em excesso contribui geralmente para a redução da pressão arterial, e quando o peso extra não é readquirido, a pressão arterial tende a permanecer estável.
Cuide da Sua Alimentação
Os hábitos alimentares contrários à boa saúde são a razão mais provável da obesidade, sendo geralmente difíceis de alterar sem a orientação adequada de um especialista, que o pode aconselhar nos seguintes pontos:
- Como mudar os seus hábitos alimentares
- Como estabelecer metas em relação ao peso que deve perder
- Tipo de alimentos a evitar;
- Planejamento de refeições adequadas;
- As razões pelas quais a maioria das dietas da moda, dietas de impacto e recursos emagrecedores raramente têm um resultado satisfatório.
A maneira mais segura e mais fácil de perder peso e de não o recuperar é com auto-controle , orientação adequada e mudança gradual dos seus hábitos alimentares.
Cuidado com o Sal
O tratamento da hipertensão inclui geralmente algumas restrições à ingestão de sal, devido ao sódio que este contém. Algumas pessoas respondem bem a uma simples redução na ingestão de sal. Porém, é importante que os indivíduos com hipertensão ou com tendência para a desenvolver diminuam a quantidade de sal na sua dieta. Isso pode ser feito com facilidade, se seguir algumas sugestões:
- Alimente-se com carne, vegetais e frutas frescas e não com alimentos embalados;
- Leia atentamente os rótulos dos alimentos embalados e bebidas enlatadas; evite os que contenham um alto teor de sal ou "sódio";
- Adicione muito pouco ou nenhum sal ao preparar os alimentos; experimente temperá-los com ervas ou sumo de limão;
- Evite alimentos mais salgados, como bacon, chouriços, picles, mostarda e alguns tipos de queijo.
O seu nutricionista poderá dar-lhe uma idéia sobre a quantidade de sal (sódio) dos diferentes alimentos e aqueles que deve evitar ou limitar na sua dieta. Os alimentos podem parecer insossos ou menos saborosos, sobretudo no início da dieta. Após algum tempo, no entanto, muitas pessoas passam a achar que os alimentos são mais agradáveis ao paladar sem a adição de sal.
Para mais dicas, e uma dieta diferenciada e individualizada, agende uma consulta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário