segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Você sabia que sua saúde bucal está nos alimentos?


A boca é um alvo muito importante em nossa saúde, pois é uma das principais portas de entrada das doenças no nosso organismo. É através dela, também, que nos comunicamos, expressamos nossos sentimentos, além de ser o caminho pelo qual nutrimos nosso corpo. Devemos mantê-la sempre saudável e com uma aparência agradável.
Uma boca saudável é aquela que proporciona uma boa mastigação e conseqüentemente leva a uma melhor digestão e absorção dos nutrientes. Por isso, cuidar da saúde bucal é fundamental. No intuito de manter a boca livre doenças, dentes resistentes e gengivas saudáveis deve-se procurar por uma alimentação balanceada e uma higiene perfeita. Assim pode-se evitar o desenvolvimento de doenças tanto sistêmicas (em outras partes do organismo) quanto locais.

Mas como a alimentação pode atuar na saúde bucal? 

Não só a dieta pode afetar a saúde oral, mas também a saúde oral pode afetar padrões alimentares. Isto é particularmente verdadeiro nos indivíduos com problemas bucais, onde cáries,  placas bacterianas, gengivites, tártaros, mau hálito e manchas, podem causar desconfortos constantes.

Os tecidos orais, como a gengiva, dentes e músculos da mastigação, que são tecidos com as mesmas exigências nutricionais do restante do organismo, necessitam de um aporte adequado de nutrientes para se manterem saudáveis. Esse aporte é conferido por uma alimentação balanceada e rica em vitaminas e minerais. 

Quando ocorre um desequilíbrio nutricional, decorrente de dietas monótonas e pobres nutricionalmente, a saúde oral pode ser acometida por doenças, como o escorbuto, uma doença advinda da carência grave de vitamina C na dieta. Ele tem como primeiros sintomas hemorragias nas gengivas, tumefação purulenta das gengivas (inchaço com pus), dores nas articulações, feridas que não cicatrizam, além de desestabilização dos dentes.

Além disso, é importante também o consumo regular de outros nutrientes, como as fibras, que são fundamentais para um sorriso bonito, pois alimentos fibrosos (como as verduras e frutas) ajudam a limpar os dentes e tecidos gengivais, ao contrário do que ocorre com os alimentos moles e pegajosos, que tendem a ficar presos entre os dentes, combinando-se com a placa bacteriana e produzindo substâncias ácidas, as quais atacam o esmalte e levam à formação de cáries.

Sendo assim, para reduzir o dano ao esmalte dos dentes e da boca em geral, é importante limitar o consumo desses alimentos. Com base nisso, ai vão algumas dicas reforçadas para manter uma ótima saúde bucal: 
  • Alimente-se de forma adequada, escolhendo alimentos nutritivos como frutas, verduras, leguminosas e produtos de origem animal como leite, carnes, ovos;
  • Faça ingestão adequada de minérios como o cálcio, fósforo e potássio para manter os dentes fortalecidos;
  • Consuma alimentos ricos em fibras e grãos. O esforço da mastigação ajuda levar as impurezas com mais facilidade;
  • Consuma maçã, manga, gengibre, abacaxi e limão. Estes alimentos ajudam a limpar os dentes, pois são ótimas fontes de fibras; 
  • Inclua a vitamina C na sua alimentação diária para evitar as doenças da gengiva;
  • Evite alimentos gordurosos, molhos, café, refrigerantes, doces, condimentos fortes e cigarro - eles podem provocar cáries e prejudicar o esmalte dos dentes.
   
E lembre-se: a ingestão destes alimentos não dispensa a higienização. A escova e fio dental também são sempre indispensáveis para manter um sorriso bonito! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário