quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Alimentação Saudável no Carnaval

Alimentação no Carnaval

Alegria e diversão são características marcantes do Carnaval brasileiro e para mantê-las ao longo dos cinco dias de comemoração, os foliões precisam tomar alguns cuidados básicos com a alimentação. Não importa a forma e o local escolhidos, o importante é cuidar da saúde para aproveitar a festividade sem surpresas desagradáveis. 
O carnaval está chegando e para você aproveitar a folia sem se cansar ou passar mal, fique atento às dicas a seguir:
1. É importante que você consuma, antes da festa, uma refeição saudável e que contenha alimentos fontes de carboidratos (pães, massas, batata, arroz, granola, aveia, milho, mandioca e etc), pois são importantes para manter o seu pique.
            2. Não descuide da hidratação, pois há grande perda de líquidos pelo suor. Portanto, beba bastante água mineral, água de coco, sucos de frutas e isotônicos, antes, durante e depois da diversão.
            3. Evite alimentos gordurosos (frituras, carnes com gordura aparente, preparações ou lanches à base de embutidos e queijos amarelos, etc), já que, além de muito calóricos são difí­ceis de serem digeridos, podendo causar indisposição e cansaço, e também sobrecarregam o fígado.
            4. Evite tomar café e ingerir bebidas alcoólicas de estômago vazio. Cuidado com o excesso de bebidas alcoólicas, elas levam à desidratação além de provocarem ressaca, dores de cabeça e náuseas. Vale ressaltar que, quanto maior o teor alcoólico da bebida mais calorias ela apresenta.
E para quem não conseguir evitar uma alimentação pesada ou ingerir bebida alcoólica em excesso, uma dica para desintoxicar o organismo é inserir no cardápio a proteína de soja, que auxilia na recuperação do fígado. A proteína desidratada extraída dos grãos da soja é vendida em lojas especializadas e supermercados e pode ser utilizado para preparar almôndega, carne ou hambúrguer de soja, entre outros alimentos.


Aproveite o Carnaval, mas não descuide de sua saúde!



                        Para mais dicas, e uma dieta diferenciada e individualizada,   agende uma consulta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário