quinta-feira, 10 de março de 2011

Alimentação saudável no retorno do Carnaval

O término do carnaval causa alguns transtornos para o organismo humano, assim como oscilações rápidas de estado emocional. Nos dias de folia é comum o corpo precisar de muito mais energia do que normalmente, devido à todo exercício físico necessário para dançar e pular. Quando os dias de festa acabam-se e a rotina normal de responsabilidades volta ao cotidiano é importante um cuidado especial com o corpo e equilíbrio da saúde. Nessas horas, alimentos específicos auxiliam no controle dessas oscilações muito discrepantes, entre ápice de euforia e necessidade de concentração.
É importante que se ingira nesse período alimentos anti-stress, mais conhecidos como calmantes. Dentre eles podem ser citados os peixes de água fria, verduras  – como brócolis, repolho e couve; alho, cebola, cereais integrais, linhaça, soja, chocolates, frutas como a melancia, maracujá, goiaba, mamão, acerola e banana; tomate, óleo de oliva, chás, oleaginosas (castanhas, nozes), especiarias, temperos e pimenta. Eles são ricos em vitaminas e minerais, que têm ação tranquilizante sobre o sistema nervoso.
Esses alimentos possuem propriedades antioxidantes. Sua principal função é combater os radicais livres, que são substâncias que fazem o processo de morte das células, levando ao envelhecimento, ao cansaço, fadiga muscular e mental, dentre outros malefícios.
A acerola e o brócolis, por exemplo, são ricos em vitamina C e combatem o estresse. A alface tranquiliza e reduz a ansiedade, a banana – por ser rica em potássio – regula os impulsos nervosos, e o maracujá, por sua vez, possui folhas e flores como calmantes naturais.
Esses tipos de alimentos ajudam na concentração, no controle emocional, no relaxamento corporal e mental, além de também auxiliarem numa boa noite de sono, que complementa alertando para outros alimentos que agem contra esses propósitos, como é o caso do álcool, gordura, café, sal e açúcar. Esses alimentos  não são nada funcionais. Possuem características mais agressoras e mais alergênicos, além de serem produtores de radicais livres e causadores de estresse. São muitos oxidativos, também conhecidos como “ladrões de energia”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário