Os erros alimentares estão relacionados com desequilíbrios nos consumos de alguns grupos de alimentos e bebidas. E ainda com certos hábitos diários desajustados a um estilo de vida saudável.
ü Consumo insuficiente
De legumes e frutas, fornecedores de nutrientes protetores da saúde; de peixe, rico em ácidos gordos essenciais; de cereais completos e seus derivados: o consumo de cereais muito "descascados" torna a alimentação muito mais pobre em fibras, vitaminas, minerais e gorduras de boa qualidade; de leguminosas, importantíssimas todos os dias; de água, a bebida por excelência.
ü Consumo excessivo
De carne, sobretudo vermelha e seus derivados, ricos em gordura saturada, que aumenta os valores de "mau"colesterol; de gordura de "má" qualidade, através de alimentos fritos, processados e pastelaria; de açúcar, principal ingrediente de produtos alimentares como as bolachas, doces, refrigerantes consumidos diariamente em quantidades excessivas; de sal, ingrediente "escondido" em queijos, industrializados, pão, pastelaria e afins; de álcool, através principalmente das bebidas destiladas.
ü Hábitos inadequados
O principal problema está relacionado com a falta de tempo para comer. Muitas pessoas iniciam o seu dia sem tomar o café da manhã e no total fazem apenas 2 ou 3 refeições. Quem come menos vezes habitualmente come mais em cada refeição e controla pior os alimentos que ingere. Pouca atividade física também não é compatível com um estilo de vida saudável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário