segunda-feira, 11 de abril de 2011

Alimentação Saudável na Menopausa

O climatério é o período de passagem entre a vida reprodutiva e a menopausa. Normalmente é acompanhado de sintomas característicos como: calores e suores, ressecamento vaginal, incontinência urinária, diminuição da libido, humor depressivo e instabilidade emocional. O termo menopausa refere-se à interrupção definitiva das menstruações; que deve ocorrer há pelo menos um ano.

Modificações que acompanham a menopausa:
- A pele pode se tornar fina e enrugada além de haver perda de cabelos, secura nos olhos e dor nas articulações.
- Incontinência urinária (vontade de urinar a todo o momento), secura vaginal provocando dor ou desconforto durante o ato sexual.
- Pode ocorrer um ganho de peso e descontrole do colesterol, o que aumenta o risco de doenças cardiovasculares.
- A ausência dos hormônios também pode afetar os ossos e aumentar as chances de desenvolvimento de osteoporose.

Como a alimentação pode ajudar?
- É recomendado um consumo adequado de hortaliças e frutas. Pois os alimentos desse grupo alimentar são fontes de fibras que contribuem para o funcionamento do intestino, além de impedir a absorção em excesso de gorduras e carboidratos.
- Não podemos esquecer do consumo adequado leite e derivados, de preferência desnatados. Esse é um grupo de alimentos muito importante por ser fonte de cálcio, mineral envolvido na prevenção da osteoporose.
- Procure consumir soja e seus produtos derivados, que são fontes de fitoéstrogenos, substâncias que auxiliam no combate aos sintomas relacionados à menopausa.
- Outros compostos que também “imitam” os efeitos do estrógeno no organismo são as lignanas, encontrada na linhaça. Vale a pena investir nessa semente tão versátil!
- Os açúcares e doces e os óleos e gorduras devem ser consumidos com moderação. Pois o consumo desse grupo alimentar em excesso favorece o excesso de peso e o surgimento de outras doenças. Como já existe um favorecimento para o ganho de peso nessa fase da vida, não podemos abusar.

A menopausa é um período de mudanças, porém não deve ser visto com desânimo ou tristeza. Deve ser encarado como o início de uma nova vida, onde os filhos já estão criados e as responsabilidades já não são tão grandes. Dessa forma a mulher deve aproveitar esse período para consagrar a maturidade!

*Fonte: Dra. Ana Cláudia Silva - Nutricionista
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário