segunda-feira, 18 de abril de 2011

Alimente-se bem na Páscoa!!!


     Não importa a idade, a comemoração da páscoa está associada ao consumo e distribuição de chocolates para os familiares e amigos.
   É difícil resistir à enorme variedade aos tipos e variedades de ovos de páscoa expostos em prateleiras de lojas e supermercados. Nem que seja apenas um ovinho!
  
  É possível conciliar a saúde e o prazer de comer chocolate?
   Quando consumido sem exageros é considerado saudável e nutritivo. A recomendação é de 25 a 30g de chocolate por dia, o que equivale aproximadamente uma barra pequena ou um bombom.
   Para tornar o chocolate aliado da saúde, além da quantidade, é preciso ficar atento ao tipo de chocolate. Quanto mais cacau, mais saudável é o chocolate, pois possuem quantidade reduzida de açúcar e gordura. O chocolate amargo (70% cacau) contém substâncias antioxidantes que melhoram a circulação sanguínea, reduzindo assim o risco do surgimento de doenças do coração.
   Já o chocolate branco não é muito indicado, pois contém apenas a manteiga de cacau, ou seja, gordura hidrogenada. Consumido em excesso, pode aumentar o peso e contribuir para o aparecimento de doenças cardiovasculares.
   
     Há um horário ideal para comer chocolate?
    O ideal é a após as refeições, principalmente o almoço, porque há outros alimentos a serem absorvidos, como carboidratos, proteínas e também as gorduras. Então a absorção do próprio chocolate não será 100%. Diferentemente, se consumido no meio da tarde, com o estômago vazio.
    Além disso, o chocolate ingerido na medida certa estimula a produção de serotonina, um calmante natural, que produz a sensação de bem-estar e melhora do humor.

       Dicas importantes:

ü      Para controlar a quantidade de chocolate, o segredo é comê-lo em pedaços pequenos e devagar. Deixe-o derreter na boca, pois assim, reduzirá a ansiedade e “necessidade” de comer em maior quantidade.
ü      Prefira chocolate amargo ou meio amargo – O chocolate amargo possui flavonóides epicatequina e ácido gálico, que são antioxidantes que ajudam a proteger os vasos sanguíneos, prevenir câncer e promover a saúde do coração. Para quem não gosta muito do sabor do chocolate amargo, pode ser consumido o meio amargo, ele proporciona quase os mesmos benefícios. Mas atenção: o consumo deve ser moderado.
ü      Observe na embalagem o valor nutricional – O ovo de Páscoa contém teor muito elevado de gorduras e açúcares, deve ser um consumo moderado, já que em pequenas quantidades de chocolate pode-se ultrapassar a recomendação diária desses nutrientes. Observe sempre os rótulos.
ü      Não se engane pelas versões diet – As versões diets não possuem açúcares, porém podem conter grande quantidade de gorduras. Portanto, novamente, fique sempre atento ao rótulo, que deve conter essa informação.
ü      Consuma peixe, principalmente o bacalhau – Alimento muito consumido na Páscoa, o bacalhau além de muito saboroso é de fácil digestão. E mais que isso, possui nutrientes como minerais (ferro, fósforo e magnésio), vitaminas (A, D, E e niacina) e tem baixa taxa de colesterol e gordura. Ele também é considerado uma boa fonte de ácido graxo polinsaturado, o ômega 3, ácido graxo que favorece o desenvolvimento do sistema imunológico, contribui para a redução dos níveis de colesterol e triglicérides, ajudando também na redução das doenças cardiovasculares e dislipidemias. Mas, atenção: como este alimento é rico em sal, pessoas que possuem hipertensão, a conhecida “pressão alta”, devem ter cuidado com a quantidade no consumo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário