segunda-feira, 20 de junho de 2011

Alimente-se bem no Inverno!!!

A chegada do inverno traz também tentação para quem luta contra a balança. O consumo de vários pratos e bebidas calóricas, como fondue, chocolate quente, sopas, vinhos e massas, podem levar por água abaixo todo o esforço e empenho que você teve para manter a forma durante o verão. Os resultados mais visíveis são o ganho de peso e redução da massa muscular.
Podemos aproveitar as delícias da estação utilizando o bom senso e a moderação. Sem ficar com a consciência pesada porque comeu ou porque não comeu. Seguindo essas dicas, você poderá passar pela estação sem ter que se sacrificar:
ü   Em primeiro lugar, devemos manter a hidratação do corpo também no inverno. É comum as pessoas reduzirem o consumo de líquidos nesse período do ano, o que não é recomendável. A recomendação de água é de no mínimo 1,5 litros ao dia. Como há maior necessidade de produção de calor, o corpo necessita também de água.
ü    Fracione as suas refeições, estabelecendo horários e não pulando nenhuma das refeições. Não fique por longos períodos sem se alimentar para não comer demais na próxima refeição.
ü     Coma devagar e em ambientes tranqüilos para sentir quando estiver satisfeita. Pare no momento certo e aprenda a se controlar.
ü     O chocolate quente, tão apreciado nesta época do ano, pode ser substituído por um chá com adoçante, que esquenta o organismo da mesma forma. Mas, se não abre mão do chocolate quente, prepare-o com leite desnatado e achocolatado diet.
ü    Se não resistir a um delicioso fondue, dê preferência aos de queijo, preparados com leite desnatado e queijo magro. Você pode utilizar vegetais no lugar de pão. Exemplo: cenoura, pepino, couve-flor, brócolis, chuchu.
ü   As sopas podem e devem fazer parte do cardápio, mas escolha as mais nutritivas e menos calóricas, como as de legumes.
ü   Já as sopas cremosas, como as de queijo, ervilha, devem ser evitadas.Isso porque entre os ingredientes utilizados estão o bacon, queijos amarelos ou cremosos, creme de leite, o que as tornam calóricas devido às quantidades de gorduras.
ü  É comum que as pessoas diminuam a ingestão de alimentos frios como as saladas, o que não é recomendado. Elas são importantes em nossa alimentação, porque fornecem vitaminas, fibras e devemos utilizá-las refogadas ou junto a outras preparações.
ü      Quando desejar consumir doces, opte por frutas da estação, barrinha de cereais e gelatina diet. Uma boa opção é maçã assada com canela.
ü      Procure substituir os queijos amarelos pelos brancos, que são menos calóricos.
ü      É importante que você não perca o ânimo para continuar praticando suas atividades físicas. Além dos benefícios do exercício, ajuda no controle do peso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário