segunda-feira, 13 de junho de 2011

Festa Junina - Saiba como manter uma alimentação saudável nesta época!!!

As festas juninas, que muitas vezes se estem até o mês de agosto, é um ótimo programa para toda a família. Essas festas são sempre muito animadas, com danças típica, brincadeiras e claro as comida típicas.
Como podemos aproveitar as  deliciosas comidas típicas dessas festas, mais sem esquecer de manter uma alimentação saudável?
Aqui vão algumas dicas para manter uma alimentação saudável nesse período.
Listarei abaixo alguns pratos típicos encontrados nas festas juninas, e como devemos apreciá-los:
Milho Cozido: é um alimento rico em carotenóides. Devemos consumi-lo com pouco sal, pois esse é contra indicado devido ao excesso de sódio encontrado na sua composição, e este pode elevar a pressão arterial e a retenção hídrica. Também deve ser evitado o uso de margarina e manteigas, pois esses alimentos são ricos em gorduras saturadas.
Cuscus: o cuscus é composto basicamente de tapioca, coco, leite de coco, leite e açúcar. Para tornar esse alimento mais saudavél, podemos substituir o leite integral pelo o leite desnato, ou até mesmo por água quente, que não irá alterar o sabor do cuscus. Tomar cuidado com a quantidade de açúcar a ser adicionada.
E não é necessária a adição de leite condensado, pois este só irá tornar o cuscus mais calórico.
Bolo de Aipim: esse é composto de aipim, leite, ovos e açúcar. Tomar cuidado com a quantidade de açúcar a ser adicionado. o leite integral pode ser substituido por leite desnatado, tornando assim menos gorduroso.
Cocada: nessa preparação também devemos tomar cuidado com o excesso de açúcar, como não podemos reduzir muito a sua quantidade, pois é ele que dá a consitencia da preparação, não devemos adicionar leite condensado.
Pé de Moleque, Paçoca e outros derivados do amendoim: devemos tomar cuidado com a aflatoxina, é uma substancia tóxica e teratôgenica, esses alimentos são desaconselhados o consumo para crianças e gestantes.
Caldo Verde: um tipo de caldo muito consumido nessa época, composto de batata, couve e carnes salgadas ou embutidos. Deve ser consumido moderadamente, pois a batata é um tubérculo rico em amido e os embutidos são ricos em gorduras  e contém também nitrito e nitrato, que são elementos prejudiciais a saúde.
Cachorro Quente: também um prato muito tradicional nessas festas e apreciado principalmente pelas crianças. Mais devemos tomar cuidado com esse alimento, pois a salsicha é rica em nitrito e nitrato, além de gordura saturada, o que é prejudicial a nossa saúde. Essa recomendação também deve ser em relação ao consumo de salsichão.
Aproveitem as festas juninas com moderação e sem culpa.

Um comentário:

  1. Oi!!!!! Adorei seu blog!!!
    Parabéns pelas dicas!!!
    To precisando de dicas para gravida acima do peso rsrs
    Bjos

    ResponderExcluir