segunda-feira, 25 de julho de 2011

Dificuldade em engravidar?????

A infertilidade é definida como a falha em conceber após um ano de relação sexual sem métodos contraceptivos com o mesmo parceiro. Se a gravidez não ocorre após um período maior que um ano, o casal deve ser tratado como subfértil. Eventualmente, um homem subfértil pode engravidar uma mulher super fértil. Quando o assunto é fertilidade, vários aspectos precisam ser avaliados, sendo importante considerar também a dieta e a composição corporal.

Muitos são os fatores nutricionais relacionados a fertilidade, mas vou citar apenas os principais (ou mais estudados):
- Obesidade: mulheres obesas podem ter dficuldade para engravidar e maior risco de aborto (Níveis de insulina e LH elevados, razão FSH-LH anormal, progesterona na fase luteínica baixa compõem um perfil hormonal comum entre mulheres obesas, que contribui para a anovulação). A obesidade não é um problema apenas para as mulheres. No homem, o excesso de peso tem sido relacionado à subfecundidade e à menor qualidade do sêmen.

- Homocisteína: A homocisteína é um aminoácido que, quando em níveis elevados, tem sido associada com a ocorrência de abortos. Vários fatores influenciam seus níveis sanguíneos como idade, sexo, hormônios esteroides, inflamação crônica, consumo de café, atividade física e deficiências nutricionais. As vitaminas B6, B12 e ácido fólico são importantes na regulação dos níveis de homocisteína, além de participarem da renovação dos tecidos e proliferação celular.

- Síndrome do ovário policístico: A Síndrome do Ovário Policístico (SOP) é outro problema relacionado com desordens ovulatórias, oligomenorréia, hiperandrogenismo, infertilidade e aumento de abortos em mulheres. Está frequentemente associada com resistência à insulina, e os níveis circulantes elevados desse hormônio impediriam a ovulação. Portanto, a modulação dos níveis de insulina por meio de uma dieta adequada e uso de suplementos específicos para modular sua ação são necessários.

- Estresse oxidativo causado pelo excesso de radicais livres também tem efeitos negativos na fertilidade. Mulheres com endometriose parecem produzir radicais livres em maior quantidade que outras pacientes. Nesse sentido, os antioxidantes seriam importantes para modular esse excesso.Quais antioxidantes? Vitaminas do completo B, vitamina D e zinco.

Importante: a necessidade de suplementação deve ser avaliada individualmente, mas independente disso, a alimentação equilibrada em quantidade e qualidade é primordial.




Para mais dicas, e uma dieta diferenciada e individualizada, agende uma consulta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário