segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Fast Food ou comida rápida não é sinal de saúde!!!

A cada dia que passa, a correria do dia a dia aumenta e, consequentemente, as pessoas buscam alternativas práticas para solucionar esse problema. Atualmente, nos deparamos com a falta de tempo até mesmo para a alimentação, o que acarreta aumento na procura pelos fast foods, que se tornam cada vez mais difundidos.
O termo Fast Food surgiu nos Estados Unidos e significa comida rápida, o que não quer dizer comida saudável. Trata-se de lanches e acompanhamentos, como sanduíches, pizzas, batata frita, milk shakes, sorvetes, dentre outros, que normalmente são consumidos como substituição das grandes refeições (almoço e jantar). Esse tipo de alimentação está diretamente relacionada com o crescente aumento nos índices de obesidade.
Substituir uma refeição é sinônimo de prejuízo nutricional, visto que há perda de nutrientes, principalmente vitaminas e minerais, que podem prejudicar nossa saúde, a qualidade de vida e até mesmo a estética. Os fast foods são ricos em gorduras e açúcares, além de causarem problemas de saúde contribuem para o excesso de peso. Em função disso, a substituição de refeições por fast foods não pode se tornar hábito!

Esses lanches, além de não ofertarem os nutrientes necessários, ainda são bem mais calóricos que uma refeição saudável! O ideal é que pudéssemos fazer nossas refeições em casa, sabendo que foram preparadas com carinho, higiene e que contemplam todos os nutrientes essenciais. A alimentação diária deve ser composta por todos os grupos de alimentos: cereais; leguminosas; carnes; frutas, verduras e legumes e leite e derivados.

Quando isso não é possível, o melhor é levar lanches saudáveis para a escola, faculdade ou trabalho, como frutas, barras de cereais, iogurtes, dentre outros; além de optar pelos restaurantes ao invés de lanches, na hora do almoço e jantar. É de suma importância motivar essas escolhas nas crianças, estimulando a preocupação com a saúde precocemente.

Vamos valorizar nossa saúde, valorizando nossa alimentação! Procure seu nutricionista e peça orientações!


*Fonte: Portal Nutrição em Foco - Dra. Apoena Mendonça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário