sexta-feira, 14 de outubro de 2011

SOJA - A saúde da mulher!!!!

Devido ao aumento da expectativa de vida, mudanças na dieta, inatividade física, aumento do estresse, a sociedade sofre hoje com o aumento da incidência de doenças crônicas, tais como enfermidades cardiovasculares, diabetes, obesidade, osteoporose e câncer.   O desenvolvimento dessas doenças pode ser influenciado tanto pela alimentação como pelo estilo de vida.
Evidências de diversos estudos epidemiológicos associam o consumo de alimentos de origem vegetal com baixa incidência de doenças crônicas. Isso pode se dar em função da presença de compostos bioativos (fitoquímicos) nos vegetais, que podem estar relacionados com efeitos benéficos a saúde.
As isoflavonas são fitoquímicos presentes em vegetais, principalmente na soja. Os potenciais benéficos descritos através de estudos sobre as isoflavonas estão relacionados aos seus possíveis mecanismos de ação. Por apresentar estrutura química semelhante à do estrógeno humano, são chamados de fitoestrógenos.

Menopausa:
Os sintomas característicos da menopausa incluem transpiração forte, dores de cabeça, irritabilidade, ondas de calor, depressão, dor vaginal, mudanças de humor, entre outros. Entre as mulheres asiáticas, somente 1/3 apresentam esse quadro, devido ao alto consumo de soja e produtos feitos com ela. Em um estudo realizado por Brzezinski e colaboradores realizaram um estudo com 145 mulheres pós menopausadas, recebendo dieta rica em fitoestrógenos – mais de 60mg de isoflavona/dia, demonstrando redução dos sintomas da menopausa em 50%, dos fogachos em 54% e de secura vaginal em 60%.

Osteoporose:
A hipótese de que a soja possa ter efeitos benéficos na redução de perda de massa óssea após menopausa existe, devido a alguns estudos populacionais e em animais.
Na menopausa, devido à queda na concentração de estrogênios naturais, ocorre a aceleração do processo de envelhecimento, com a perda da massa óssea e a diminuição da memória e do processo de informação (processo cognitivo).
Embora não sejam conclusivos, vários estudos mostram que as isoflavonas presentes na soja, reduzem a massa óssea, e mostraram forte associação do alto consumo de soja com a densidade óssea de mulheres.
Tanto o grão, o tofu, o missô e os alimentos a base de soja são opções de incluir a soja no dia-a-dia.
Para as mulheres que não tem o costume de consumir soja, comece a introduzir a soja na alimentação desde já, para quando chegarmos na menopausa estejamos preparadas!!!!!

Fonte: Blog da Dra. Aline  Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário