terça-feira, 22 de novembro de 2011

A importância da alimentação na terceira idade!!

A princípio a alimentação na 3ª idade deve se adequar as condições orgânicas ou funcionais de cada indivíduo. Na verdade, ela precisa ser muito rica em elementos vitais (vitaminas, minerais, fibras) e pobre em produtos refinados!
 Na terceira idade há uma diminuição global da atividade das células, o que leva a modificações das necessidades nutricionais. Uma dieta incorreta pode ocasionar riscos à saúde. A composição adequada da dieta de um idoso sadio deve seguir o seguinte padrão: 30% de gorduras (evitando gordura de origem animal), 10-20% de proteínas (carnes), e 50-60% de carboidratos (açúcares, massas, fibras). Diante de algum tipo de doença este padrão poderá ser alterado. 


Uma alimentação equilibrada deve fornecer energia e todos os nutrientes necessários ao bom funcionamento do nosso organismo; a quantidade de calorias vai variar de uma pessoa para outra, de acordo com o sexo, idade, peso, altura, atividade física e estado fisiológico ou patológico. 

Outro ponto importante que deve ser considerado é o fracionamento, pois na terceira idade, a digestão é mais lenta, então, não é recomendado comer grande quantidade de uma só vez. É aconselhável comer em menor quantidade, fracionada em pelo menos 5 refeições, para não sobrecarregar o estômago. 

 Após os 50 anos é aconselhada a utilização rotineira de alimentos ricos em vitaminas, principalmente A e C. A mulher na menopausa deve ingerir alimentos ricos em cálcio com regularidade, na profilaxia da osteoporose que a atinge com maior freqüência.
O idoso sadio que está se alimentando corretamente, não tem necessidade de suplementação alimentar. Por outro lado uma dieta incorreta pode ocasionar riscos à saúde.
Diante de determinadas doenças os cuidados alimentares devem ser redobrados, havendo então a necessidade de uso de vitaminas. 

 Na terceira idade há situações em que pode ocorrer diminuição da ingestão de alimentos, e interferir diretamente na absorção de alimentos, como nas doenças que levam a perda do apetite, destacando-se aqui o estado depressivo, que pode levar a uma perda de peso e queda na resistência física.
Nestas situações há necessidade de suplementação da dieta, havendo produtos com esta finalidade. Há situações crônicas, como o alcoolismo, que é acompanhado de falta de apetite e lesões do estômago gerando com muita freqüência deficiências nutritivas e conseqüente perda de peso.

Segundo o Ministério da Saúde devem-se seguir os 10 passos para uma alimentação saudável para idosos:


1º passo: Aumente e varie o consumo de frutas, legumes e verduras. Coma-os 5 vezes por dia.


2º passo: Coma feijão pelo menos 1 vez por dia, no mínimo 4 vezes por semana. 


3º passo: Reduza o consumo de alimentos gordurosos, como carne com gordura aparente, salsicha, mortadela, frituras e salgadinhos, para no máximo 1 vez por semana. 



4º passo: Reduza o consumo de sal. Tire o saleiro da mesa. 



5º passo: Faça pelo menos 3 refeições e 2 lanches por dia. Não pule as refeições. 



6º passo: Reduza o consumo de doces, bolos, biscoitos e outros alimentos ricos em açúcar para no máximo 2 vezes por semana. 



7º passo: Reduza o consumo de álcool e refrigerantes. Evite o consumo diário. A melhor bebida é a água. 



8º passo: Aprecie a sua refeição. Coma devagar. 



9º passo: Mantenha o seu peso dentro dos limites saudáveis. 


10º passo: Seja ativo. Acumule 30 minutos de atividade física todos os dias. Caminhe no seu bairro. Não passe muitas horas assistindo TV.


* Fonte: Blog da Dra Juliana Murcia Souza Ikoma.      

Nenhum comentário:

Postar um comentário