segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Probióticos e Prebióticos

 A microbiota intestinal humana exerce um papel importante tanto na saúde quanto na doença e a suplementação da dieta com probióticos e prebióticos pode assegurar o equilíbrio dessa microbiota.

Probióticos são microrganismos vivos que, consumidos em quantidades suficientes, produzem efeitos benéficos para a saúde e para o bem estar além dos efeitos nutricionais habituais.

As mais conhecidas bactérias que exercem essa função são as Bifidobacterium e Lactobacillus, em especial Lactobacillus acidophillus. Elas agem produzindo compostos como as citoquinas e o ácido butírico que são antimicrobianos e antibacterianos, ou seja, favorecem a presença de bactérias benéficas ao organismo e diminuem a concentração de bactérias e microorganismos indesejáveis.

Prebióticos são carboidratos não-digeríveis, que afetam beneficamente o hospedeiro, por etimularem seletivamente a proliferação e/ou atividade de populações de bactérias desejáveis no cólon.

Exemplos de prebióticos são: frutoologosacarídeos (FOS) e a inulina. Os FOS são obtidos a partir da hidrólise da inulina. Os frutooligosacarídeos estão presentes em alimentos de origem vegetal, como cebola, alho, tomate, banana, cevada, aveia, trigo, mel e cerveja. A inulina é um polímero de glicose extraído principalmente da raiz da chicória. Ela se encontra também em alho, cebola, aspargos e alcachofra.

Um produto referido como simbiótico é aquele no qual um probiótico e um prebiótico estão combinados.

Os prebióticos e probióticos têm esta função e o consumo destes alimentos deve ser estimulado.

É importante saber que uma vida saudável está relacionada não somente com os alimentos que são ingeridos, mas também com o estilo de vida, a hereditariedade, influência do meio ambiente e atividade física. Assim, é fundamental perceber que uma boa saúde não depende somente de alimentos funcionais e sim de vários fatores que juntos proporcionam uma vida saudável.    

Benefícios:
ü       Estimulação do sistema imune.
ü       Aumento na absorção de minerais e vitaminas.
ü       Controle da microbiota intestinal.
ü       Estimulação da motilidade intestinal, redução da constipação.
ü       Redução do risco de câncer de cólon e redução dos níveis de colesterol total, colesterol LDL e trigliceróis.
ü       Promoção da digestão da lactose em indivíduos intolerantes a lactose. 


*Fonte: Bolg da Nutricionista Dra.Rosa Maria Gasparetto

Nenhum comentário:

Postar um comentário