segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Nutrição no Surf

Para quem pratica esportes aquáticos, as necessidades nutricionais são aumentadas devido ao gasto energético para a sustentação e locomoção do próprio corpo, bem como para manutenção do equilíbrio em águas pouco calmas. A manutenção da temperatura interna do corpo também exige um aporte maior de energia e nutrientes. Os alimentos são responsáveis pelo fornecimento de energia, proteínas, vitaminas e minerais, essenciais para a realização do esporte e melhora na performance. 
A alimentação deverá acontecer a cada 2 ou 3 horas, sendo 3 refeições principais e lanches nutritivos nos intervalos que podem ser sucos, açaí ou outras frutas, barras de cereais, sanduíches naturais, água de coco.
Nas refeições principais, é importante consumir uma quantidade elevada de carboidratos provenientes de massas, arroz, batata dentre outros, além de proteína com pouca gordura (carne magra). A gordura aumenta o tempo de digestão, não sendo indicada para refeições próximas a atividade. 
Para aqueles atletas que têm dificuldade em se alimentar, ou permanecem longos períodos sem se alimentar, uma suplementação talvez seja recomendada para complementar a alimentação deficiente.
Outra situação, é o longo período de treino que impossibilita o consumo de uma refeição. Neste caso, pode ser indicada a utilização de um suplemento à base de carboidrato para manter a energia necessária aos músculos. Antes de começar a praticar este esporte é muito importante que as energias sejam recarregadas, sendo o melhor alimento para isto o carboidrato, pois eh a principal fonte de energia para os músculos. Faz parte deste grupo: pães, massas, arroz, biscoitos, barras de cereal, etc. 
Para a prática de uma atividade física sem danos corporais é imprescindível que o músculo esteja com sua capacidade máxima de energia: “tanque cheio”. Depois do treino ou competição a energia gasta durante o exercício e a integridade do músculo devem ser recuperadas com uma refeição completa ou lanches com alimentos fontes de carboidrato e proteína. Temos como exemplo: pão com peito de peru ou massa acompanhada de uma carne, além das frutas e legumes para fornecer as vitaminas e minerais. É sempre necessária a hidratação, portanto o consumo de água e/ou isotonicos deve ser freqüente: antes, durante e após a prática do esporte.

* Fonte: NutriClinic Funcional

Nenhum comentário:

Postar um comentário