segunda-feira, 12 de março de 2012

Os benefícios de se alimentar de 3 em 3 horas.

Um dos hábitos mais comuns e mais errados que as pessoas cometem é se alimentar poucas vezes ao dia. A cada 10 pessoas que atendo pelo menos 6 não fazem mais de 3 refeições ao dia e acham que se aumentarem o número de refeições irão “engordar”.

Comer a cada três horas é importante para combater a compulsão, pois quando fracionamos nossas refeições tendemos a comer menos ou comer o necessário. Se você acorda e não toma café da manhã, provavelmente vai chegar na hora do almoço morrendo de fome e vai comer além do que precisa, alimentos não muito saudáveis e ainda finaliza com aquela sobremesa.

Apesar de muita gente não saber (e não fazer), a refeição mais importante do dia é o café da manhã, que por ser a primeira refeição diária vai nos ajudar a suprir as necessidades e calorias gastas durante o sono. E esta refeição deve conter um bom carboidrato integral, uma proteína magra e frutas. O café da manhã vai te dar mais disposição para encarar suas tarefas diárias, melhorar a concentração de quem estuda, dar mais energia e pique se você pratica alguma atividade física e melhorar seu rendimento no trabalho.

E porque fracionar as refeições emagrece? Quando nos alimentamos com freqüência nosso organismo não sente necessidade de fazer reservas de energia, estas reservas são aquelas gordurinhas indesejadas, ele simplesmente usa o que precisa e o restante é eliminado ou utilizado como fonte de energia pelo corpo. Quando passamos muito tempo sem comer, o cérebro entende que há uma ameaça de privação alimentar e envia mensagem para que parte do que for consumido seja "guardado" por precaução, e é quando você começa a ganhar peso mesmo comendo poucas vezes ao dia.

Mas de nada adianta comer várias vezes e comer muito! O ideal é fazer pelo menos seis refeições diárias equilibradas e balanceadas. Cuidado para não exagerar, não vale comer coxinha ou sorvete de chocolate nos lanches, nem trocar o almoço por sanduíches com batata frita e refrigerante.

O equilíbrio é fundamental para tudo o que fazer na vida e com a alimentação não é diferente. A palavra de ordem é controlar o consumo de excessivo de carboidratos (pães,doces) brancos dando preferências ao integrais, colocar frutas nos intervalos das refeições, consumir carnes magras, evitar frituras, consumir muitos legumes e verduras e beber muita, mas muita água. Se você tem dificuldade em organizar sua alimentação procure um Nutricionista que irá prescrever um cardápio adequado ao seu dia-a-dia.

Desta forma você garante os nutrientes que seu corpo necessita, consegue eliminar os quilinhos extras e melhora sua qualidade de vida!

*Fonte: Blog da Nutricionista Dra. Aline Tonin 

Nenhum comentário:

Postar um comentário