terça-feira, 10 de julho de 2012

Aumente sua imunidade no inverno


O fortalecimento do sistema imunológico é vital para que o organismo se mantenha saudável, principalmente com a chegada do inverno, quando os problemas respiratórios se tornam mais frequentes, assim como, gripes e resfriados.
A função do sistema de defesa é manter o controle sobre os invasores externos (como vírus e bactérias) e eliminá-los do organismo. De modo geral, os principais mecanismos para que isso ocorra incluem barreiras – como a pele e as células do trato gastrintestinal, boca e nariz – e moléculas especializadas, que reagem rapidamente às infecções.
Crianças pequenas, que ainda não tem o sistema imunológico devidamente desenvolvido, e indivíduos na terceira idade estão mais susceptíveis às infecções e, portanto, deve-se redobrar a atenção nessas situações.
Além disso, alguns hábitos relacionados ao estilo de vida moderno podem enfraquecer o sistema imune, tornando-o vulnerável aos agentes invasores. Dentre eles, destacam-se o estresse, má alimentação e poucas horas de sono.
Uma alimentação adequada pode contribuir para evitar esses problemas. Aposte em um prato de comida bem equilibrado, principalmente com os ingredientes certos. Os alimentos são ricos em vitaminas, minerais e outras substâncias que auxiliam na manutenção do sistema imunológico.

Confira abaixo os nutrientes que ajudam a melhorar a imunidade:

Gorduras "boas": Alguns ácidos graxos insaturados têm o poder de melhorar a resposta imunológica quando associado a uma alimentação balanceada. Podemos destacar os Ômega 3 e 6, que têm como principal função a regulação de algumas células imunológicas. Esses nutrientes estão em peixes e castanhas, como nozes, caju e castanha-do-pará.

Carotenóides: Encontrados principalmente em vegetais e frutas de cor amarela, laranja e vermelha. Ativam o sistema imunológico, logo melhoram a defesa do organismo.

Vitamina E: Encontrado em alguns óleos vegetais como óleo de milho, soja e no azeite de oliva. Quando ingeridos, melhoram a resposta imunológica. Também é considerado um antioxidante.

Vitamina C: Tem ação antioxidante e melhora os efeitos da vitamina E, regenerando suas fórmulas de ação quando ocorrem formações de radicais livres. Têm efeitos benéficos principalmente em infecções respiratórias e nas gripes. Fontes: laranja, acerola, limão, abacaxi, mexerica, entre outras frutas ácidas.

Zinco: Tem grande participação no sistema imune, por isso a deficiência dele leva ao aumento de infecções. Fontes: ostras, carnes vermelhas, aves, mariscos e nozes.

Probióticos: São bactérias benéficas contidas no iogurte, leite fermentado ou vendidas na forma de suplementos, que reforçam o sistema imune.


*Fonte: Blog Vitao Alimentos

Nenhum comentário:

Postar um comentário