terça-feira, 28 de agosto de 2012

Os benefícios das artes marciais para a saúde


As artes marciais são consideradas um conjunto de técnicas de combate que são atualmente usadas em treinamento policial, para defesa pessoal e ainda, como prática esportiva. 
Como exemplo de artes marciais, temos: o kung fu, o taekwondo, a esgrima, boxe, judô, o muay thai, entre outras.
Antigamente, as artes marciais eram consideradas práticas esportivas masculinas, mas hoje, sabendo dos benefícios que essas modalidades proporcionam para a saúde, muitas mulheres têm sido atraídas para as academias de ginástica, em busca não apenas da manutenção da boa forma, mas também de técnicas que auxiliem na defesa pessoal. 
Nas artes marciais, o treinamento na maioria das vezes é puxado, fazendo com que o gasto calórico seja elevado. Sua prática fortalece o corpo e a mente, portanto são ideais para quem deseja modelar o corpo e manter a saúde. 


Modalidades: 
  • Boxe: é uma ótima modalidade para quem deseja eliminar calorias, além disso, o programa de treinamento intenso possibilita melhora do funcionamento do sistema cardiorespiratório, da coordenação motora, da flexibilidade e da resistência muscular. No boxe, o forte é o soco e o praticante trabalha além dos músculos do braço, o ombro, peitoral, costas e abdômem. Quem está iniciando no boxe, por exemplo, consegue queimar em média 600 calorias com apenas uma hora de atividade.
  • Taekwondo: melhora o funcionamento do sistema cardiorespiratório, a coordenação e a flexibilidade. O gasto calórico em uma aula pode chegar até 560 calorias.
  • Muay Thai: assim como qualquer tipo de atividade física, proporciona melhora do condicionamento físico, perda de gordura corporal, enrijecimento dos músculos e aumento da resistência muscular. O gasto calórico em uma aula pode chegar até 800 calorias.
  • Jui-Jitsu:   esta é uma modalidade na qual se tem muito contato físico, envolvendo o uso dos braços, pernas e tórax, o que exige muito de toda a musculatura corporal. Essa prática auxilia o emagrecimento e melhora o tônus muscular. Uma aula tem duração média de uma hora e meia e pode proporcionar um gasto de até 1000 calorias.
  • Judô: é uma técnica de defesa pessoal que foi criada com o objetivo de desenvolver o físico, a mente e o espírito. Nessa modalidade, existe um uso intenso da musculatura das pernas e dos braços, portanto, é necessário ter um bom condicionamento físico que envolva a prática de exercícios aeróbicos e de musculação específicos para o judô. O gasto calórico em uma aula pode chegar até 570 calorias.
É importante lembrar que na prática de qualquer atividade física é necessário ter uma alimentação balanceada, que envolva o consumo de carboidratos, proteínas, gorduras, minerais e vitaminas em quantidades necessárias para o seu dia. Outro aspecto importante é a hidratação, que deverá ser realizada durante e após o treino, para repor o líquido perdido durante a atividade.
Mais do que um gasto calórico elevado, as lutas são excelentes para o alívio da tensão e do estresse. Assim, é essencial uma alimentação saudável mesmo. Mais do que pensar em calorias ou carboidratos, é fundamental pensar em antioxidantes, fibras, minerais e vitaminas. Justifica-se então um consumo de 800mL de água para cada 1 hora de treino. Além disso, deve-se manter uma ingestão diária de 3 porções de frutas, 2 porções de vegetais, leguminosas e oleaginosas diariamente.
O que você está esperando? Não fique aí parado, procure uma academia e inicie hoje mesmo o seu treino!
*Fonte: Dra. Arícia Motta Nutricionista - Site Nutrição em Foco

Nenhum comentário:

Postar um comentário