sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Alimentos que ajudam na concentração



Açafrão
Condimento utilizado para dar coloração amarelada ao arroz, é famoso por ajudar no foco em atividades mais complexas por causa do pigmento curcumina, um poderoso antioxidante e anti-inflamatório que ajuda na prevenção de doenças neurológicas e no combate aos radicais livres ocasionados pelo estresse.

Frutos do mar
Ricos em zinco, os frutos do mar também são opções de comidas que ajudam a manter a concentração. Esse sal mineral é importante porque participa de várias trocas elétricas e, por isso, deixa o cérebro “acordado” e mais ativo.
Sardinha
A sardinha é uma ótima fonte de proteínas completas, como os peixes de modo geral, a sardinha faz parte do grupo de peixes ricos em ômega 3, uma gordura chamada essencial, já que é necessária para várias funções orgânicas, mas não é produzida pelo próprio corpo, precisando ser adquirida por meio dos alimentos.
O ômega 3, ajuda na sinalização nervosa, facilitando a comunicação entre os neurônios, melhorando assim a saúde do cérebro. Ele ainda age sobre a nossa memória, motivação, concentração, contra o estresse e previne doenças cerebrais degenerativas.

Chá verde, cenoura, tomate, espinafre
Esses alimentos possuem flavonoides em sua composição em que faz bem para a circulação e para o desenvolvimento de vasos sanguíneos, o que facilita a irrigação das células, inclusive as do sistema nervoso. Esta substância além de melhorar nossa memória e deixar o aprendizado mais fácil, protege nossos neurônios e conseguem reverter déficits de memória. Além dos flavonoides, o chá verde também possui cafeína, que  pode ajudar na concentração, se for consumida sem exageros.
Leite, ovos, peixes
As vitaminas do complexo B presente no leite, ovos e peixes são importantes para o funcionamento regular e saudável do cérebro, as vitaminas do complexo B são essenciais para a manutenção das transmissões nervosas e para a formação de neurotransmissores.
Os ovos – mais especificamente, as gemas – também possuem colina, um nutriente essencial para o desenvolvimento do cérebro. A principal função dela é ajudar na formação e nas funções ligadas à memória.
  
Azeite de oliva e castanha-do-pará
Exemplos de óleo vegetal e semente que podem ser úteis na melhora do foco no trabalho, estudo ou outras atividades. Eles têm essa propriedade por possuírem vitamina E em sua composição. Sem ela, os reflexos diminuem, a sensibilidade e a capacidade de se localizar no espaço também. E ainda há o risco de haver problemas de visão em quem não consome alimentos com essa vitamina.

Maçã
A maçã possui a Fisetina, este composto amadure as células nervosas e estimula os mecanismos cerebrais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário