sábado, 20 de novembro de 2010

Os benefícios das Oleaginosas!!!

As oleaginosas entraram com tudo no rol dos alimentos aliados da saúde. Dentre seus benefícios, o mais citado está associado ao bom funcionamento do coração, já que possuem boas quantidades de gorduras mono e poliinsaturadas, responsáveis pela redução do LDL (o "mau colesterol"). Incluí-las na sua dieta é muito importante, desde que consumidas com MODERAÇÃO, já que possuem altos níveis calóricos.
As oleaginosas também são ricas em arginina, um aminoácido muito usado ultimamente na prática esportiva, por ser precursora natural de hormônio de crescimento (GH), além de óxido nítrico, uma substância vasodilatadora, que além de auxiliar no fornecimento de nutrientes às células musculares, por exemplo, ajuda a manter saudáveis os vasos sanguíneos.
As oleaginosas possuem uma substância chamada beta-sitosterol, que reduzem níveis excessivos de cortisol (=hormônio do estresse), que leva à uma resistência a perda de gordura, e eleva a compulsão alimentar.
Além de uma fonte protéica interessante, as oleaginosas possuem boa relação ômega-3: ômega-6, e ainda contêm ômega-9, gorduras que ajudam na redução de doenças cardiovasculares e mantém um estado inflamatório menor no organismo (sabe-se que muitas doenças são decorrentes de processo inflamatório!).

Castanha do Pará ou Castanha do Brasil
Retarda o envelhecimento, pois contém uma boa quantidade (uma unidade contém 200 a 400 microgramas) de SELÊNIO, um mineral que nosso organismo não consegue produzir e que combate os RADICAIS LIVRES. Isso faz do selênio um aliado do CÉREBRO, uma vez que combatendo os radicais livres, livra os neurônios dedoenças neurodegenerativas, como o ALZHEIMER. 
Além disso, ele colabora com o bom funcionamento da TIREÓIDE – ela precisa do mineral para produzir seus hormônios
Uma castanha-do-pará DIÁRIA é o suficiente, já que os níveis máximos do mineral que precisamos é de 400 microgramas.

Castanha de Caju
A castanha de caju possui uma CASCA dupla contendo uma TOXINA: o uruxiol, um alergênico que irrita a pele. Por isso a castanha deve ter sua casca removida somente por quem conhece este processo, jamais domesticamente.
As operações envolvidas no processamento da castanha são basicamente: o cozimento, a secagem, o corte, a quebra e retirada da casca, a classificação, a fritura e a embalagem.
A castanha de caju é rica em fibras, proteínas, minerais (magnésio, ferro, potássio, selênio, cobre e zinco), vitaminas A, D, K, PP e principalmente a E, carboidratos, cálcio, fósforo, sódio e vários tipos de aminoácidos.Um destes AMINOÁCIDOS é a ARGININA que, no metabolismo, transforma-se em óxido nítrico e este, por sua vez, alarga as artériass e diminui a pressão sanguínea
É interessante lembrar que a castanha é o FRUTO do cajueiro, e não o caju propriamente dito, que na verdade é um pseudofruto
Uma porção (100g) de castanha de caju possui 600 calorias e por isso deve ser consumida com moderação, principalmente pessoas com obesidade. 

Castanha Portuguesa
O fruto deste castanheiro contém uma amêndoa comestível, que fica coberta, externamente, por uma cápsula de aparência agressiva coberta por espinhos finos e penetrantes, uma espécie de ouriço. Quando o fruto amadurece, o ouriço se abre, oferecendo a castanha; mas esta não se solta sozinha, demandando um certo cuidado em sua MANIPULAÇÃO. 
Esta castanha possui uma menor quantidade de calorias (apenas 32). Contém 178 miligramas de POTÁSSIO, que combate a hipertensão e 9 microgramas de ÁCIDO FÓLICO, vitamina que diminui o risco de tumores. O SELÊNIO, muito encontrado na castanha-do-pará, não aparece com quantidades significativas na castanha-portuguesa. 

Amêndoa
A amêndoa é rica em: 
- proteínas (20% de sua composição)
- vitaminas E e B1
- potássio, fósforo, zinco, magnésio
- proteínas 
- fibras 
- gordura (aproximadamente 50%) do tipo insaturada, sendo a maior parte monoinsaturada, que associada a uma dieta saudável, pode ajudar a controlar as taxas do colesterol LDL, o conhecido "mau colesterol".
Ela é encontrada de duas formas: a DOCE, de uso mais amplo, e a AMARGA, de sabor marcante, que deve ser consumida com bastante moderação. Um dos componentes da amêndoa amarga, o ácido cianídrico, pode causar sérios problemas à saúde.
Para quem quer usufruir dos benefícios das oleaginosas e ainda perder peso, a amêndoa é mesmo a melhor opção. Além de ser rica em nutrientes, 12 unidades têm menos de 100 calorias. O ideal é consumir essa porção ao longo do dia (quatro unidades no lanche da manhã, quatro no lanche da tarde e quatro antes de dormir, por exemplo). 

Avelã
A avelã dispõe de um elevado conteúdo de GORDURA (48-66%), pelo que é muito aproveitada como matéria oleaginosa para objetivos alimentares e industriais. Entre 15 e 20 avelãs, podem levar à SUBSTITUIÇÃO DE UMA REFEIÇÃO completa. Assim, as avelãs desempenham um papel importante na alimentação dos diabéticos e auxílio para o emagrecimento supervisionado por um profissional da Nutrição. 
As folhas secas e o ÓLEO extraído da avelã podem ser comprados nas farmácias e são úteis nas inflamações do intestino e como depurativo e detergente nas feridas

Noz da Nogueira

Noz-da-nogueira é só mais um nome adotado pela NOZ-COMUM, aquela cheia de curvas e que mais parece um cérebro. A árvore tem origem na Pérsia e se acostuma melhor em lugares de clima temperado
Animais como os ESQUILOS são grandes consumidores dessa noz. Costumam armazenar uma porção delas durante o verão para poderem passar o inverno. 
A noz-da-nogueira também é muito utilizada na CULINÁRIA e em COSMÉTICOS. 
Como todas as outras oleaginosas, possui um alto teor de gordura (cerca de 730kcal cada 100g). Por esse motivo, também devem ter seu consumo moderado, principalmente para quem quer perder peso. Mesmo assim, não deve ser eliminada da dieta, uma vez que é rica em nutrientes importantes para o organismo, além de ácidos graxos essenciais (ômega-3 ômega-6).

2 comentários: