terça-feira, 8 de maio de 2012

Gordura no Fígado!!! E agora??? Saiba como cuidar da saúde do seu fígado!!!



O fígado é um órgão de vital, pois é o grande órgão metabolizador do nosso corpo. Praticamente todos os nutrientes, medicamentos e substâncias tóxicas passam por ele antes de serem "distribuídos" para o organismo. Fica claro que devemos cuidar muito bem deste importante órgão!
Concentrações altas e insistentes de triglicérides no plasma podem provocar um distúrbio cada vez mais frequente, a esteatose hepática, que é o acúmulo de gordura no fígado e, se não tratado, pode evoluir para um quadro de cirrose.
Para quem tem esteatose hepática e para quem quer prevenir este mal, seguem algumas dicas.

Maneire no carboidrato É bom que se faça saber que o grande vilão é o exagero deste macronutriente, "Não significa que pães e massas devam ser abolidos do dia-a-dia", esclarece a nutricionista Luciana de Carvalho, do departamento de gastroenterologia da Universidade Federal de São Paulo. "Mas é preciso consumi-los com moderação." 

Cuidado com algumas gorduras Carnes vermelhas, manteiga, frituras, biscoitos e alimentos industrializados apresentam na composição um batalhão de gorduras saturada e trans. Ler o rótulo dos alimentos é uma grande ferramenta que poucas pessoas usam. Só para se ter uma noção da quantidade de gordura: cerca de 4 unidades de biscoito wafer de chocolate apresentam aproximadamente de 9g de gordura (total) e 1 colher de sobremesa de banha também tem 9g. O pior é que poucas são as pessoas que comem apenas 3 biscoitos recheados por vez...

Fibras A aveia, o farelo de trigo, as massas integrais, as frutas e as verduras são exemplos de fontes dessas substâncias que se revelam grandes aliadas de um fígado em forma.

Aposte nas gorduras do bem Estamos falando dos ácidos graxos monoinsaturados e dos parceiros polinsaturados. São essas as gorduras que merecem respeito e devem ser opções de substituição para outros tipos de gordura.

Antioxidantes Ícones de qualquer alimentação balanceada, as hortaliças e frutas são os principais reservatórios destas substâncias que enfrentam os radicais livres, moléculas que podem prejudicar o corpo e assim o nosso fígado.

Atenção ao álcool Eis um assunto que merece bastante cautela. Quando o fígado "engorda", mas ainda não se tornou refém de inflamações (só nesses casos), pode-se tomar até uma taça de vinho tinto (de 100 a 200 mililitros) por dia. Neste tópico é muito bom lembrar que quando se descobre a esteatose hepática é recomendado evitar ao máximo as bebidas alcóolicas, eliminar do cardápio mesmo e, para aqueles que apresentam triglicérides altos e estão sob "tratamento", até que seus níveis se normalizem não é recomendado ingerir este tipo de bebida.

Perca peso, mas vá devagar É necessário manter a disciplina de aliar uma dieta à prática de exercícios físicos para emagrecer. Perder peso devagar e de forma progressiva é o ideal. O corpo tem tempo para se adaptar às mudanças e aos novos hábitos.

* Adaptado de http://saude.abril.com.br/edicoes/0308/medicina/livre-figado-gordura/pag-01.shtml
Por Patrícia Tomita Fan


Para mais dicas, e uma dieta diferenciada e individualizada, agende uma consulta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário