terça-feira, 29 de maio de 2012

Os benefícios das frutas vermelhas


Amoras, framboesas, morango, mirtilo, cereja, uva escura, cranberry, goji são frutas vermelhas e devido ao seu alto teor de antioxidantes alcançaram o status de SUPER ALIMENTOS.

Suas cascas de cores que vão de vermelho a arroxeado são ricas em flavonóides, antioxidantes que neutralizam a ação dos radicais livres, moléculas responsáveis por danos ao nosso organismo. O consumo de alimentos ricos em antioxidantes tem sido relacionado a redução de risco de doenças como câncer e doenças do coração.

Mas, os benefícios dessas frutas bonitas e saborosas não param por ai, os antioxidantes tem ainda papel importante na melhora das funções cerebrais, do sistema imunológico e da visão. Os estudos mostram que as antocianinas das frutas vermelhas assim como diminuem o desenvolvimento de tumores também melhoram o funcionamento do cérebro.

Além de flavonoides, são ricas também em vitaminas C e E o que aumentam seu poder antioxidante, relacionado também ao combate ao envelhecimento precoce.

A novidade fica por conta das "Goji berries", frutas vermelhas, parecidas com uvas, originárias do noroeste da China e do Tibete.

Bem aceita, têm sido utilizadas para fins medicinais e como SUPER ALIMENTO. Além de ser ótima fonte de antioxidantes as goji berries são fontes de minerais e vitaminas como zinco, ferro, cobre, cálcio, selênio e fósforo e das vitaminas B1, B2, B6 e vitamina E.

Tem efeito protetor contra doenças cardiovasculares e inflamatórias. Estimula o sistema imunológico e tem propriedades protetoras contra diversos tipos de câncer.
Ainda devido aos seus efeitos antioxidantes é considerada uma fruta aliada a longevidade.

Para termos os benefícios dessas frutas elas devem ser consumidas in natura, na forma de polpa congelada ou desidratadas. Devem aparecer no cardápio como opção de sucos, em saladas de frutas, misturadas em iogurtes ou secas como opção de lanches entre as refeições.

Fonte: Flavia Morais – nutricionista da rede Mundo Verde

Nenhum comentário:

Postar um comentário