terça-feira, 26 de junho de 2012

Dieta rica em antioxidantes diminui o risco de AVC


As mulheres que ingerem uma dieta rica em substâncias antioxidantes apresentam um risco menor de AVC (acidente vascular cerebral), conhecido popularmente como derrame cerebral. Este achado é mais significativo entre as mulheres sem história prévia de doença cardiovascular. Estas são as conclusões principais de uma nova pesquisa realizada na Suécia.
O estudo descobriu que mulheres sem história de doença cardiovascular e que consumiam uma grande quantidade de alimentos ricos em antioxidantes como frutas, legumes, chás, grãos integrais e chocolate, tinham um risco 17% menor de qualquer tipo de AVC, quando comparadas com aquelas que ingeriam pequenas quantias destes alimentos.
As mulheres que consumiam uma dieta rica em alimentos antioxidantes apresentaram um risco 45% menor de AVC hemorrágico, responsável por cerca de 10% de todos os casos de AVC.
"Este estudo sugere que uma dieta rica em antioxidantes, especialmente composta de frutas e legumes, pode ser uma medida preventiva importante em relação ao AVC", disse a Dra. Susanne Rautiainen, autora principal do estudo e pesquisadora do Instituto Karolinska (Estocolmo, Suécia).
Os pesquisadores analisaram 31.035 mulheres livres de doença cardiovascular no início do estudo e 5.680 mulheres com antecedentes de doença cardiovascular. Os hábitos alimentares destas mulheres foram avaliados, bem como os níveis de ingestão de alimentos ricos em antioxidantes. Os pesquisadores identificaram 1.322 casos de AVC entre mulheres sem histórico de doença cardiovascular e 1.007 casos de AVC entre mulheres com histórico positivo.
Os dados foram obtidos a partir do Registro Hospitalar Sueco. O risco de AVC foi ajustado para idade, escolaridade, tabagismo, índice de massa corporal,  atividade física, hipertensão arterial, colesterol elevado, diabetes, história familiar de infarto do miocárdio, uso de aspirina, uso de suplementos alimentares, consumo calórico diário e ingestão de álcool e café.
As frutas e legumes contribuíram com cerca de 50% do aporte de antioxidantes. Outras fontes alimentares de antioxidantes foram os grãos integrais (18%), chás (16%) e chocolate (5%).

 Os alimentos mais ricos em antioxidantes são:
  
Temperos e ervas: são um dos principais grupos de alimentos com alto valor de antioxidantes. Podem ser destacados o cravo-da-índia, hortelã desidratado, pimenta-da-jamaica, orégano, tomilho, alecrim, açafrão e sálvia (todos desidratados). Apesar de serem consumidos em pequenas quantidades, contribuem de maneira importante para o potencial antioxidante da dieta, especialmente quando utilizados regularmente nas preparações culinárias.
    
Frutas vermelhas e berries: o mirtilo, o Zereshk (um tipo de baga vermelha), ameixa seca, morango e romã são os alimentos que mais contêm compostos antioxidantes no grupo das frutas vermelhas e berries.
    
Nozes e sementes:  as principais fontes de antioxidantes deste grupo são as nozes, noz-pecã, semente de girassol, castanhas, amendoins, avelãs e amêndoas, sempre com casca.
    
Frutas e sucos naturais:  algumas frutas e sucos naturais com maior conteúdo de antioxidantes são maçã desidratada, damasco seco, suco de romã, manga desidratada, suco de uva, suco de ameixa, suco de cranberry, laranja, suco de laranja, mamão papaya e maçã.
    
Bebidas:  os maiores valores de antioxidantes foram encontrados nas folhas de chás (não processadas), nos chás em pó e no café. Outras fontes são o vinho tinto, chá verde e chá preto, além dos sucos naturais acima. 
    
Chocolates:  a presença do cacau é que determina o teor de antioxidante do chocolate. Por isso, os chocolates amargos, com mais cacau, são melhores para a saúde. No estudo, os chocolates com 70 a 99% de cacau apresentaram os maiores valores de antioxidantes, seguidos pelos de 40 a 65% e, por último, de 24 a 30% de cacau.


* Publicado no blog da Dra. Alice Carniel Nutricionista

Nenhum comentário:

Postar um comentário