segunda-feira, 11 de junho de 2012

A nutrição na prevenção dos cálculos renais


Doença silenciosa que só se manifesta quando as pedras já estão dentro dos rins, o cálculo renal é formado quando ácido úrico, cálcio, fósforo e cistina concentram-se em tamanha quantidade na urina a ponto de se unir e formar os cristais, as chamadas "pedras nos rins".

Adotar hábitos alimentares saudáveis é de extrema importância para prevenir o aparecimento ou a reincidência de cálculos renais. Algumas dicas importantes:
  • Beba mais água! O líquido universal (não, o líquido universal não é a coca-cola!) elimina os resíduos minerais impedindo o acúmulo que forma as pedras. A recomendação é de 2 a 3 litros/dia.

  • Consuma menos sódio! O acúmulo de cálcio pode estar ligado à quantidade de sal ingerida, pois o sódio favorece a eliminação de cálcio pela urina, aumentando as chances de o mineral acumular-se nos rins. Limite o consumo de sal a 6g/dia, lembrando que nesse número já está incluído aquele presente em alimentos industrializados.

  • Reduza a ingestão de carne vermelha e controle o consumo de proteínas de origem animal! A proteína de origem animal aumenta a acidez da urina e age semelhante ao sal, incentivando a eliminação de cálcio pela urina.

  • Controle o consumo de alimentos ricos em oxalatos! Cerveja, bebidas achocolatadas, refrigerantes do tipo cola e alguns vegetais como o espinafre e a beterraba são ricos em ácido oxálico, prejudicando a absorção do cálcio. 
  • Inclua frutas cítricas na alimentação diária! O citrato encontrado nas frutas como laranja, limão e acerola dificulta a união entre as partículas que formam os cálculos, inibindo o desenvolvimento de pedras nos rins.
Outra dica importante contra os cálculos renais é praticar exercícios físicos. Especialistas afirmam que pessoas sedentárias tem maior propensão a desenvolver esses cálculos.
São detalhes que podem fazer a diferença para a saúde de nossos rins!




* Fonte: Dra. Fernanda Maciel Nutricionista

Nenhum comentário:

Postar um comentário