segunda-feira, 4 de junho de 2012

Os benefícios do Grão-de-bico


Por muito tempo, acreditou-se que o grão-de-bico era originário do sudoeste asiático. Ele é a base da alimentação dos indianos, talvez por ser uma boa fonte vegetal de proteína em um país em que grande parte da população é vegetariana.
Chegou ao Brasil com os portugueses, que utilizam o ingrediente em vários pratos típicos, mas seu cultivo e seu consumo cresceram por conta dos imigrantes vindos da Espanha e do Oriente Médio.
Estudos mostram que o consumo regular de leguminosas, como o grão-de-bico, pode ajudar no controle do diabetes, na diminuição do risco de doenças cardiovasculares.
O grão-de-bico beneficia o desenvolvimento de bactérias benéficas no intestino grosso — ele contém um amido que resiste ao processo de digestão e serve de “alimento” para essas bactérias, que competem com as bactérias que fazem mal, diminuindo o desenvolvimento destas últimas e favorecendo o sistema imunológico do corpo.
As bactérias benéficas também podem ajudar a absorção de certos nutrientes, como o cálcio, e oferecer proteção contra o câncer colo-retal.
A boa quantidade de fibras alimentares do grão-de-bico também ajuda a prevenir o câncer de colón e do reto, e a constipação intestinal. Além disso, o consumo de alimentos ricos em fibras nas refeições faz com que a pessoa se sinta saciada mais rapidamente, o que pode ajudar no gerenciamento do peso.
Entre os principais componentes das proteínas do grão-de-bico está o aminoácido triptofano. No organismo, essa substância se transforma em serotonina, um neurotransmissor relacionado às sensações de bem-estar e prazer.
O fósforo tem um papel fundamental na saúde dos ossos e dos dentes e auxilia a regeneração dos tecidos. O manganês, além de facilitar os processos metabólicos, tem ação antioxidante.
A niacina, ou vitamina B3, atua na formação do material genético, permitindo o crescimento normal e saudável. O folato (vitamina B9) também é essencial para a produção do material genético e contribui para prevenir más-formações fetais.

*Fonte: Nestlé faz bem – enciclopédia de nutrição.
  

Creme de Grão de Bico
- 500g de grão de bico
- 300g de peito de frango
- 1 cebola roxa
- 4 dentes de alho
- 3 colheres (sopa) salsa

Coloque o grão de bico de molho por pelo menos 8 horas e descarte a água utilizada. Cozinhe com 1 litro e ½ de água o peito de frango, a cebola e as ervas. Coe e reserve o frango e a água do cozimento. Com essa água cozinhe o grão de bico na panela de pressão por cerca de 30 minutos após o início do escape do ar. Bata no liquidificador o grão de bico cozido e misture os pedaços de frango cozido. Use salsinha e cebolinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário